Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

sábado, 22 de dezembro de 2012

Construção em taipa de pilão

Em novembro de 2012 nós realizamos uma oficina de capacitação na técnica de construção de taipa de pilão, a qual foi ministrada pelo deisgner Kelley White. Nesta oficina nós capacitamos as 5 pessoas contratadas para a obra (encarregado, pedreiros e ajudantes), que posteriormente poderão inserir a técnica na comunidade.

A seguir mostramos algumas imagens da oficina, onde o pessoal aprende a montar a estrutura de madeira e produzir a mistura ideal de barro, cal e água, sendo que no link logo abaixo nós disponibilizamos uma cartilha que explica todo o processo de construção de paredes em taipa de pilão, a qual foi elaborada pelo escritório Arquiteto Paulo Montoro & Associados, com a participação do Kelley White:







quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Andamento da obra

A parede de taipa de pilão esta quase pronta, devendo ser concluída nesta sexta-feira, dia 21/12/12. Também devemos concluir a laje da parte dos banheiros, ficando para a próxima semana a preparação da laje central. A previsão de conclusão da obra, para a fase de pintura, é para a segunda quinzena de janeiro.

A seguir, novas fotos da obra:






quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Andamento da obra do laboratório

Entramos no terceiro mês de obras para construir o laboratório, que vai abrigar a biblioteca de artes visuais, e ainda trabalhamos na perspectiva de concluir a obra neste mês de dezembro, no que se refere ao trabalho da edificação em si, restando para janeiro a parte de pintura e instalações (elétricas, climatização, esquadrias).

Abaixo envio fotos tiradas hoje, onde é possível ver que as paredes já estão rebocadas e que a parede de taipa de pilão já tem mais de 50% executada.  Também podem ver que as fossas estão prontas.






A construção da parede de taipa de pilão acabou resultando num atraso no cronograma da obra, porque é mais lenta do que havíamos planejado e consume muito, mas muito mais barro do que podíamos imaginar. Mas, como se trata da primeira experiência de uso desta técnica de construção pela equipe de profissionais da região, vale o aprendizado. Certamente, quando formos contruir o alojamento, as lições aprendidas na obra do laboratório serão muito úteis.