Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

1o objeto educacional do Arte com Ciência em vídeo

Os alunos da escola estadual Comendador Calazans, de Santa Luzia do Itanhy, como atividade do projeto Arte com Ciência. Um dos objetivos do projeto é criar condições para que alunos e professores da rede pública estadual possam criar objetos educacionais em formato multimídia e compartilha-los através de uma plataforma computacional de redes de conhecimento, especialmente desenhada para este fim.

No link abaixo é possível ter acesso ao objeto educacional elaborado pelos alunos, que também será publicado na plataforma Guigoh.
https://vimeo.com/57876153

Nossa meta daqui em diante é produzir e publicar ao menos 4 objetos por mês (um de cada escola envolvida), número que deve ir subindo aos poucos, na medida em que as escolas vão se apropriando das tecnologias e do reconhecimento de sua capacidade de produzir e compartilhar conhecimento

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Oficina de audiovisual é realizada no Crasto



Entre os dias 14 e 19 de janeiro, no povoado Crasto, município de Santa Luzia do Itanhi, foi realizada a primeira oficina do projeto Arte com Ciência em 2013.

A oficina de audiovisual, que aconteceu na sede do IPTI, e, ministrada por Marcel Magalhães, Luiza Gurgel e Marlon Delano, teve como público principal os moradores do povoado e os bolsistas de ensino médio do projeto.

As aulas, divididas entre teóricas e práticas, foram trabalhadas com fundamentos de fotografia digital, áudio, produção, arte, roteiro e direção.  “O objetivo do curso é introduzir conceitos e ferramentas que possam ser utilizados no dia a dia desses garotos, pois desse modo, o conhecimento dificilmente se perderá” conta Marcel Magalhães, oficineiro de áudio e produção.   

Como objetivo final do curso, todo o conteúdo abordado foi trabalhado de maneira prática na produção de um curta-metragem, filmado durante essa semana, e lançado no dia 19, sábado, no próprio Crasto.