Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

terça-feira, 12 de março de 2013

Dispositivos multimídia do Arte com Ciência são expostos no Museu da Gente Sergipana


Na sexta-feira, dia 8 de Março, o Museu da Gente Sergipana inaugurou a exposição de duas instalações interativas – “Fogão Solar” e “Vida no Manguezal” -, cuja realização se deu a partir de projetos e atividades desenvolvidas por estudantes e professores dos colégios estaduais da zona Sul de Sergipe envolvidos no projeto Arte com Ciência. A cerimônia de lançamento contou com a presença dos responsáveis pela criação dos trabalhos, além da equipe de coordenação do Arte com Ciência e do superintendente do Instituto Banese e diretor do Museu, Ézio Déda. A previsão é que as instalações permaneçam no local por mais quatro meses.

Mais do que apenas observar, os visitantes da exposição terão a possibilidade de interagir com os trabalhos apresentados, que contemplam mutuamente os campos da arte, ciência e tecnologia. O dispositivo do fogão solar, por exemplo, permite a manipulação virtual de determinadas variáveis relacionadas ao processo de cozimento específico do uso dessa tecnologia – que apresenta como principais vantagens seu caráter ecologicamente sustentável e o baixo custo. Já a instalação “Vida no Manguezal”, simula o ambiente de pesca do aratu, ressaltando a importância da preservação dessa espécie para o equilíbrio do ecossistema, além de abordar aspectos culturais e sociais relativos ao crustáceo, prato típico da região sergipana e fonte de renda e sobrevivência para muitas pessoas.


Cerimônia de inauguração aconteceu no auditório do Museu
Os conceitos apresentados foram elaborados a partir da criatividade e protagonismo de estudantes e professores das escolas estaduais Arabela Ribeiro (Estância-SE) e Raimundo Mendonça (Indiaroba-SE). Os dois dispositivos são resultados da Feira de Arte, Ciência e Ecologia, organizada anualmente pelo Projeto Arte com Ciência com o objetivo de promover a produção de conhecimento aliada à fundamentação científica e socioambiental. A elaboração tecnológica do dispositivo ficou sob a responsabilidade do Núcleo de Arte Eletrônica do Departamento de Artes e Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), centro de pesquisa especializado na criação e no desenvolvimento de projetos multimídia, websites e instalações artísticas.

Dispositivo do aratu simula a pesca do crustáceo e suas especificidades
Para Rejane Spitz, fundadora do núcleo e professora da PUC, o maior desafio do trabalho foi elaborar dispositivos que estimulassem as pessoas a conhecerem mais sobre aqueles temas: “O aluno de hoje deixou de ser um aluno passivo. O estudante atual é um produtor de conhecimento, principalmente com o auxílio das novas tecnologias. A ciência se torna muito mais fascinante se souber desenvolver a curiosidade dos estudantes, pois a curiosidade é o grande segredo do conhecimento”, afirmou.

Equipe da PUC-RJ foi responsável pela elaboração tecnológica do dispositivo
Estudantes e diretores dos colégios envolvidos também marcaram presença no evento de inauguração. Segundo Saulo Santos, aluno do Colégio Arabela Ribeiro e um dos estudantes idealizadores do projeto sobre o fogão solar, a conexão tripla entre escola, universidade e sociedade é de grande valia para a educação: “Esse projeto mostrou que também somos capazes de fazer ciência. Além disso, é muito importante colocar esses temas em discussão, pois o fogão solar e a pesca do aratu abordam assuntos relevantes”, declarou. A previsão para esse ano é que mais três dispositivos sejam finalizados a partir da seleção dos melhores trabalhos da Feira de Arte, Ciência e Ecologia realizadas nas escolas de Ensino Médio de municípios do sul sergipano: Colégio Arabela Ribeiro (Estância-SE), Colégio Gumercindo Bessa (Estância-SE), Colégio Comendador Calazans (Santa Luzia do Itanhy) e Colégio Raimundo Mendonça (Indiaroba-SE)

Saulo Barreto, coordenador do Arte com Ciência pelo IPTI, destaca os principais objetivos da exposição e anuncia que já há planos para que os dispositivos sejam exibidos em museus internacionais: “Uma de nossos principais objetivos é despertar no aluno sergipano a criatividade. O Museu recebe diariamente uma programação extensa de alunos da rede pública. Esperamos então que esses alunos se sintam estimulados ao verem que outros jovens como eles foram capazes de realizar trabalhos de tanta qualidade. Além disso, os visitantes vão poder conhecer um pouco mais da sua própria cultura”, declarou.

Diretores, professores e alunos das escolas envolvidas prestigiaram evento

Projeto Arte com Ciência

O Projeto Arte com Ciência foi desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). O objetivo é consolidar uma metodologia reaplicável de aprimoramento do ensino e da aprendizagem de ciências exatas e naturais, com ênfase nos setores de Petróleo & Gás, Biocombustíveis e Petroquímica, através de uma abordagem que explora a relação entre arte (sensibilização), ciência (método) e ecologia (meio-ambiente), aplicada a instituições de nível médio.

domingo, 10 de março de 2013

Cultura digital é tema de palestra no Colégio Gumercindo Bessa


Na manhã da última sexta-feira (dia 8 de Março) os estudantes do Colégio Gumercindo Bessa, localizado em Estância, puderam participaram da palestra “Fazendo ciência através da colaboração digital”, ministrada pelo Professor da PUC (Universidade Pontifícia do Rio de Janeiro), Marcelo Pereira. Na ocasião, alunos do segundo e terceiro ano do Ensino Médio aprenderam e discutiram sobre as diversas formas de acesso à internet, o impacto da crescente cultura digital nas relações humanas e sociais e a utilização dessa ferramenta como forma de facilitar o processo de aprendizado, envolvendo tanto a obtenção de conhecimento, como também sua produção e compartilhamento virtual.

Marcelo Pereira também faz parte da equipe do Núcleo de Arte Eletrônica da PUC (NAE), centro de pesquisa universitário especializado na criação e no desenvolvimento de projetos multimídia, websites e instalações artísticas. A equipe foi responsável pela elaboração prática dos dois primeiros dispositivos digitais do Projeto Arte com Ciência – pesca do aratu e fogão solar -, expostos atualmente no Museu da Gente Sergipana. 


Marcelo Pereira integra equipe do Núcleo de Arte Eletrônica da PUC
Durante a palestra, Marcelo explicou para os alunos como se deu as etapas de produção dos dispositivos – cujos conceitos foram primeiramente idealizados pelos próprios alunos e professores das escolas integrantes do projeto, a partir das Feiras de Ciências coordenadas anualmente. “Um dos pontos mais interessantes desse projeto é demonstrar que pesquisa não é nada de outro mundo. Observando trabalhos como esse os alunos se sentem mais inspirados e encorajados a fazer ciência”, afirmou o palestrante.

Berenice Paula, aluna do Colégio Gumercindo Bessa, declarou que a realização de palestras similares no colégio é muito importante para o melhor aprendizado: “Já utilizo algumas ferramentas como a busca na internet para fazer pesquisa. Mas percebi que tenho muitas outras possibilidades de aprender e criar”.

Estudantes do 1° e 2° ano do Gumercindo (Estância)

Reportagem sobre exposição do Arte com Ciência

Foi veiculado na tarde deste sábado, dia 7 de março de 2013, na TV Sergipe (afiliada da Globo), uma reportagem sobre a abertura da exposição dos dois primeiros dispositivos permanentes de arte, ciência e ecologia:

http://g1.globo.com/se/sergipe/setv-1edicao/videos/t/edicoes/v/ciencia-arte-e-tecnologia-reunidas-em-exposicao-interativa-no-museu-da-gente-sergipana/2450487/