Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Oficinas de audiovisual são realizadas em Indiaroba


Durante os dias 18 e 25 de maio, a cidade Indiaroba foi palco das oficinas de capacitação em audiovisual realizadas pelo projeto Arte com Ciência para os alunos dos colégios Comendador Calazans (Santa Luzia do Itanhi) e Professor Raimundo Mendonça de Araújo (Indiaroba).

Ministradas pelos próprios alunos das escolas, ligados ao projeto arte com ciência, as oficinas ocorreram em período integral, manhã e tarde, e, em duas partes: Edição de Vídeo e Introdução à Fotografia Digital.





Na oficina de Fotografia, ministrada por Ana Carla e Herymaico Cardoso, foram introduzidas noções básicas de comunicação visual, tipos de planos e funcionamento de câmeras DSLR. Além disso, também foram realizadas diversas gravações em foto e Vídeo com objetivo de gerar novos objetos educacionais.

Já na oficina de Edição de Vídeo, ministrada por Anne Caroline, foram trabalhadas as ferramentas básicas do programa de edição de vídeo Open Shot, onde cada aluno teve a possibilidade de experimentar suas próprias edições.

Por fim, como conclusão de curso, os alunos produziram cinco objetos educacionais, que serão lançados durante o mês de junho durante a apresentação do novo layout da plataforma guigoh como forma de estimulo para que os alunos e professores possam se sentir capazes de construir novos objetos educacionais.

Entretanto é válido ressaltar que devido a greve dos professores não foi possível ainda realizar as oficinas nas escolas Gumercindo Bessa e Arabela Ribeiro, ambas localizadas na cidade de Estância. Aguardamos assim um momento oportuno para realização desse mesmo evento nessas escolas.


segunda-feira, 17 de junho de 2013

Material de divulgação para a inauguração da nova versão da plataforma Guigoh


Na última semana, foi preparado o material de divulgação para o evento de apresentação da nova versão da plataforma Guigoh, utilizada como ferramenta tecnológica colaborativa de compartilhamento entre os estudantes, professores e bolsistas do projeto Arte com Ciência.

Foram elaborados dois panfletos, no formato A4, para serem afixados nos murais dos colégios participantes do projeto. Cada um dos panfletos, divulga uma das duas edições desse evento: uma delas acontece no município Santa Luzia do Itanhy, no Colégio Estadual Comendador Calazans, hoje; já a seguinte, acontece em dois horários no município Indiaroba, no Colégio Estadual Raimundo Mendonça de Araújo, no dia 18 de Junho.

Esse material seguiu o mesmo layout gráfico de cartazes anteriores, com o objetivo de sedimentar o sistema de identidade visual do projeto Arte com Ciência, reforçando para os alunos uma linguagem que é recorrente e familiar.