Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Alunos da Escola Comendador Calazans participam de Oficina de Manutenção de Computadores


Nos dias 11 e 12 de setembro foi realizada no Colégio Estadual Comendador Calazans, em Santa Luzia do Itanhi a Oficina de Manutenção de PCs. Esta e outras atividades que vem sendo planejadas e desenvolvidas tem o intuito de capacitar os alunos para desenvolver as atividades propostas do projeto com mais eficiência e independência. 

A Oficina de Manutenção de Computadores vem com a proposta de permitir que os alunos identifiquem pequenos problemas e possam solucionar de maneira mais rápida dando continuidade as suas atividades normais.



A Oficina foi ministrada por Bruno Reis, membro da equipe do IPTI no setor de TI. O conteúdo foi apresentado em duas aulas, uma com abordagem mais conceitual e teórica, e outra com o aprofundamento prático dos conceitos manipulando computadores reais.  


Os alunos participantes se empolgaram com as possibilidades geradas pela oficina, todos já se interessaram por uma nova etapa de mais essa formação curricular na área de informática básica. 

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Alunos do Arte com Ciência participam da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

Entre os meses de maio e setembro os alunos do projeto Arte com Ciência do Colégio Raimundo Mendonça de Araújo tem desenvolvido o projeto intitulado “Lançando Redes no mar de ideias: práticas de higienização, manipulação e conservação de pescados no município de Indiaroba/SE” com a orientação das professoras Andércia Santos Silva, Adriana Ferraz de Brito e Carla da Conceição Andrade. Este projeto foi inscrito na Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente.

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA) é um projeto educativo bienal promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para estimular o desenvolvimento de atividades interdisciplinares nas escolas públicas e privadas de todo o país.

O projeto científico foi desenvolvido em etapas, com pesquisa, entrevistas, aplicação de questionários e por fim a realização de um mini documentário, com o auxílio dos monitores do projeto sobre a realidade encontrada pelos alunos a cerca das práticas de manipulação e higiene dos pescados no município de Indiaroba, para que a partir deste estudo os pescadores possam ser informados melhor sobre a higienização e estes alimentos cheguem à mesa ainda com qualidade e livres de organismos causadores de doenças.



Brenda Claudia, aluna do projeto e membro do Centro de Produção Audiovisual da escola, fez a narração do vídeo que ela e os colegas realizaram na cidade. Ela comentou sobre a importância da existência do projeto Arte com Ciência para incentivar a participação dos alunos em atividades extracurriculares.





segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Palestra: As mudanças nos padrões estéticos durante a história no Colégio Arabela Ribeiro

Retomando o ciclo de trabalhos, foi realizada no dia 27 de agosto a Palestra “As mudanças nos padrões estéticos durante a história” no Colégio Arabela Ribeiro, pelo professor de Literatura e cineasta Isaac Dourado. 


O professor Isaac levou para os alunos um breve histórico sobre as mudanças nos padrões estéticos e como eles afetam os critérios de gosto e padrões de beleza da sociedade. As turmas de 1º e 3º anos do Ensino Médio protagonizaram um debate sobre as implicações desses padrões nas condições de saúde das pessoas e como isso afeta a formação deles próprios, jovens em formação intelectual e física. Eles discutiram ainda problemas como, por exemplo, o uso de drogas, distúrbios físicos e alimentares causados pela influência da mídia. A diretora do Colégio Maria Gorete, participou do debate ao final da sessão e falou da importância de atividades desse tipo em complemento a formação dos alunos.

Esta Palestra faz parte de um ciclo de atividades pensado para contribuir com a formação crítica dos alunos das escolas que participam dos projetos. Elas auxiliam na evolução da escrita e capacidade de argumentação dos alunos e atrai mais alunos para o projeto. O ciclo só se encerrará quando o grupo de alunos de cada escola absorver a extensão transdisciplinar do projeto Arte com Ciência e passar a multiplicar a visão do projeto para os outros alunos da instituição.
Finalizando a atividade foi exibido o curta-metragem “Xandrilá”, que trabalha um pouco das questões discutidas durante o debate. O Curta é uma realização da Gonara Filmes e da Sete Nove Audiovisual e foi co-produzido pelo professor Isaac Dourado.


Como primeira atividade de palestra nessa retomada, encontramos algumas dificuldades de aglutinação e interação dos alunos. Contudo, vamos buscar fortalecer o vinculo com o corpo diretivo e de funcionários, e vamos gerar um calendário de atividades o que acarretará numa confiança maior da parte deles para com o projeto, levaremos essas experiências para as outras escolas participantes.