Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Alunos do Comendador Calazans inovam na realização de Objetos Educacionais


Dando continuidade às atividades do Centro de Produção Digital, os alunos do Colégio Estadual Comendador Calazans, realizaram na manhã do dia 17 outubro o Objeto Educacional envolvendo a equação de segundo grau. O objeto que eles intitularam “Gudesteu e a Prova de Matemática” foi desenvolvido seguindo etapas de pesquisa, criação do roteiro e solução das dúvidas até chegar a etapa de gravação propriamente dita, que ocorreu na Clínica de Saúde da Família: "Amilka Dantas do Amor" e no próprio Colégio Comendador Calazans.


O que mais chamou a atenção dos professores e da equipe do posto de saúde foi a criatividade dos alunos e a desenvoltura na execução. A equipe se dividiu entre direção, produção, câmeras e atuação. Todos participaram e tentaram contribuir da melhor forma com as questões da filmagem, e a professora de Matemática auxiliou os alunos nas resoluções das questões para que eles pudessem abordar o assunto mantendo a criatividade, mas sem fugir do tema.


O grupo já se organizou para executar a etapa de edição do vídeo, enquanto outra parte da equipe já busca desenvolver as etapas da elaboração de um novo roteiro para o próximo objeto.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Alunos do Arte com Ciência participam do CIENART - Feira Estadual de Ciências, Tecnologia e Artes de Sergipe

Com o projeto intitulado “ESTE RIO NOS PERTENCE”: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS ALUNOS DO CEPRMA ACERCA DO RIO REAL, INDIAROBA, SERGIPE, os alunos do projeto Arte com Ciência com a orientação das professoras Carla da Conceição Andrade, Andércia Santos Silva e Adriana Ferraz de Brito, participaram no último dia 10 de outubro do CIENART - Feira Estadual de Ciências, Tecnologia e Artes de Sergipe, no Centro de Convenções de Sergipe.

Os alunos do Colégio Estadual Raimundo Mendonça de Araújo desenvolveram o projeto seguindo as etapas do método científico: levantamento bibliográfico, entrevistas, coleta de dados e roteiros para a apresentação do produto final durante a Feira, que contou com uma maquete e objetos educacionais relacionados desenvolvidos pelos alunos do projeto Arte com Ciência durante a pesquisa. O projeto teve destaque entre os mais de 120 estandes de trabalhos artísticos e científicos relacionados a áreas das ciências e tecnologia.

Para a professora Carla Andrade “A participação de alunos em eventos científicos representa uma oportunidade de incentivá-los à descoberta, à experimentação, à produção do conhecimento. Mobiliza a sala de aula ao dar um sentido científico aos conteúdos trabalhados e aproximar alunos e professores na construção do conhecimento. Enfim, estimula o protagonismo juvenil, pois ao submeter seus trabalhos à avaliação, os alunos se dedicam com o compromisso de fazer o melhor possível e de maneira colaborativa.



A professora ressalta ainda que “a parceria do projeto Arte com Ciência é fundamental para incentivar nossos alunos a trilhar o caminho da iniciação científica, já que o projeto visa à produção do conhecimento através do olhar e da linguagem dos jovens. O uso das tecnologias e o conceito de aprender fazendo, tão presentes no projeto, aguçam a curiosidade dos estudantes, que anseiam a cada semana, a próxima etapa a ser cumprida”.

Alunos envolvidos no projeto:

Ana Carla Batista Santos, Brenda Cláudia Santos Góes, Carlos Henrique Santos Araújo, Gabriel Brito Silva, Herimayco Cardoso do Nascimento, Isadora Oliveira Araújo, Luciano Ferreira Salgado, Luís Carlos Conceição Silva, Thiara França Barreto.