Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

quinta-feira, 12 de março de 2015

Oficinas de Edição de Vídeo no SESI Taguatinga

Aconteceu entre os dias 03 e 06 de março a Oficina de Edição de Vídeo do projeto Arte com Ciência, na unidade de ensino SESI Taguatinga, Distrito Federal. Os alunos, que tiveram contato com a linguagem audiovisual através das oficinas de cultura digital, e filmaram os objetos educacionais durante a primeira oficina tiveram contato com softwares livres de edição que poderão ser utilizados no decorrer do projeto.





Cada grupo teve contato com conceitos básicos de montagem, depois desenvolveu de forma independente a montagem de seus vídeos, com o auxílio dos monitores do projeto. Depois de todo o trabalho os alunos apresentaram seus objetos educacionais para os colegas durante uma sessão especial no auditório de audiovisual do SESI Taguatinga.

Os alunos já estão se organizando em pequenos grupos para desenvolver os próximos objetos educacionais. Estão previstas ainda oficinas de Animação Gráfica e de produção de Curta-metragem.



Esta re-aplicação é fruto de parceria estabelecida entre o IPTI e o SESI Nacional, que prevê uma experiência piloto em 2 unidades escolares do SESI, na perspectiva de que possamos sistematizar uma metodologia que permita a disseminação para outras unidades interessadas.

segunda-feira, 9 de março de 2015

Oficinas de Cultura Digital acontecem no SESI Taguatinga


Entre os dias 09 e 13 de fevereiro foi realizada a Oficina de Cultura Digital na unidade de ensino SESI Taguatinga, Distrito Federal, que teve o intuito de capacitar alunos e professores para a produção e compartilhamento de conteúdos educacionais, em formato multimídia. Além da oficina, foi entregue o kit completo para criação do Centro de Produção Digital da unidade, os alunos sob a supervisão dos professores vão poder criar conteúdos educacionais a partir do conhecimento adquirido nas oficinas.

A Oficina de Produção Audiovisual permitiu que os 20 alunos participantes, selecionados pelos professores entre os alunos do 1º ano do ensino médio turma A e B, tivessem acesso a noções técnicas e práticas nas áreas de Fotografia, Som e Elaboração de Roteiros para objetos educacionais.

Ao fim da semana os alunos, utilizando conceitos básicos de luz, cor, imagem em movimento, captação de som, noções de narrativa audiovisual, habilidades pessoais e conteúdos da grade de ensino com a supervisão dos monitores, produziram Objetos Educacionais em vídeo que serão editados na oficina de edição que acontece entre os dias 2 e 6 de março.

A equipe do IPTI montou os computadores, impressora, mesa de som e demais equipamentos de áudio e vídeo na sala onde será desenvolvido o projeto. Ao fim da tarde Thelma Santana, Supervisora e Coordenadora EBEP e o professor responsável Rafael Haruin fizeram a inspeção do novo Laboratório Multimídia do SESI Taguatinga. 

O professor Rafael está bastante animado com a implantação do Centro e afirma que os alunos e professores estão entusiasmados com as possibilidades de criação de ferramentas de ensino e do incentivo a criatividade dos alunos.








Esta re-aplicação é fruto de parceria estabelecida entre o IPTI e o SESI Nacional, que prevê uma experiência piloto em 2 unidades escolares do SESI, na perspectiva de que possamos sistematizar uma metodologia que permita a disseminação para outras unidades interessadas.