Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

terça-feira, 23 de junho de 2015

Oficina de Cultura Digital no Colégio Estadual Dr. Antônio García Filho

Nos dias 17, 18 e 19 de junho foi realizada a Oficina de Produção Audiovisual, que faz parte do conjunto de oficinas do Projeto Arte com Ciência, no o Colégio Estadual Garcia Filho, utilizando as ferramentas desenvolvidas pelo IPTI ligadas a linguagem audiovisual para promover o desenvolvimento do olhar sobre temas do conhecimento humano.


A entrega, montagem e teste dos equipamentos foi realizada no Colégio Estadual Garcia Filho, com a presença do diretor da escola, Jadson Teles Silva e dos representantes da coordenação, no dia 09 de junho. Durante a visita foi realizada uma breve apresentação das funcionalidades e formas de utilização dos equipamentos, e do próprio projeto Arte com Ciência.



A equipe retornou a Umbaúba para executar as oficinas de multimídias para fechar o processo de educação e cultura digital. Foram apresentados conceitos principais de Fotografia, (enquadramento, planificação, luz, fotografia criativa e cor), além de informações sobre formatos de captação e reprodução de vídeo, e linguagem audiovisual para ferramentas digitais. Foram apresentados conteúdos na área de Som (captação de som, efeitos, gravação de podcast) e Roteiro (como criar um objeto educacional, construir cenas, ser criativo e direto).



Os alunos produziram dois objetos, com a orientação da professora de artes Daniela Virginia, e de português e literatura Renata, tratando de assuntos como Figuras de Linguagem e Genética tratando o tema Daltonismo. Após a oficina de Edição de Vídeo os objetos poderão ser vistos na plataforma Guigoh. 

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Articulação com o Colégio Estadual Garcia Filho, Umbaúba, SE

Em função da desistência da continuidade no projeto Arte com Ciência, por parte da diretoria do Colégio Estadual Gumercindo Bessa, localizado no município de Estância, SE, tínhamos como meta incluir uma nova escola estadual de ensino médio no projeto.

A opção principal recaiu sobre o Colégio Estadual Garcia Filho, localizado no município de Umbaúba, SE, por estar na mesma região das demais escolas e também por ter sido recomendado pela Secretaria de Estado da Educação, em função do perfil do diretor e dos professores.


No último dia 19 de maio o coordenador do projeto, por parte do IPTI, Dr. Saulo Barretto, esteve neste colégio para uma primeira reunião, neste caso apenas com a diretoria e com os professores desta unidade escolar. Apesar dos professores da rede estadual de ensino estarem num momento de paralização (greve), alguns dos professores estiverem presentes à reunião, onde tivemos a oportunidade de apresentar o projeto em detalhes, explicar como funciona a implantação da tecnologia social na escola e mostrar alguns resultados, obtidos nas escolas que já participam do projeto.



A receptividade foi muito boa, com os professores afirmando que os alunos da escola de Umbaúba certamente vão se envolver bastante no projeto, porque são muito criativos e dinâmicos. Ficou acertado então que a equipe do Arte com Ciência irá contactar a diretoria da escola para agendar uma reunião e apresentação para os alunos da escola, já levando os equipamentos para a montagem do laboratório de produção multimídia, no caso os equipamentos recolhidos do Colégio Gumercindo Bessa.

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Oficina de Vídeo gera homenagem a indústria no SESI Taguatinga


Aconteceu entre os dias 18 e 22 de maio a Oficina de Vídeo Documentário do projeto Arte com Ciência, na unidade de ensino SESI Taguatinga, Distrito Federal. Durante as semanas que antecederam as comemorações pelo dia da industria os alunos do projeto Arte com Ciência desenvolveram a pesquisa e produção de um objeto educacional em homenagem a Industria brasileira.


A proposta dos alunos era produzir um vídeo em homenagem aos profissionais que compõe o setor e aos responsáveis pelo desenvolvimento da indústria no Brasil, além de mostrar aos seus colegas a importância da indústria para o crescimento do país. O grupo foi organizado para desenvolver simultaneamente entrevistas no SENAI Taguatinga, com profissionais da Indústria que lecionam na Unidade e alunos da ala infantil do próprio SESI Taguatinga. Além de desenvolver os roteiros e filmagens dos trechos históricos.

Os alunos utilizaram os conhecimentos adquiridos através das oficinas de cultura digital, animação e vídeo documental e produziram o objeto que pode ser visto na plataforma Guigoh. 


Durante a visita também foi realizada uma reunião geral de avaliação com a participação do professor e dos alunos que fazem parte atualmente do projeto. Foram levantadas questões para manutenção e gestão do laboratório. Além da aplicação de um questionário sobre o uso e funcionamento da plataforma Guigoh.


Esta re-aplicação é fruto de parceria estabelecida entre o IPTI e o SESI Nacional, que prevê uma experiência piloto em 2 unidades escolares do SESI, na perspectiva de que possamos sistematizar uma metodologia que permita a disseminação para outras unidades interessadas.