Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

terça-feira, 31 de maio de 2016

Oficinas de Cultura Digital no Colégio Estadual Dr. Milton Dortas

As Oficinas de Cultura Digital estão mobilizando os alunos do Colégio Estadual Dr. Milton Dortas em Simão Dias. Desde o dia 16 de maio os alunos têm participado das atividades do Projeto Educação e Cultura Digital.

Assim como nas outras oficinas foram apresentados os conceitos básicos de criatividade, fotografia e som, além dos diversos objetos educacionais já produzidos, pelos alunos do projeto, nas outras escolas participantes. Os grupos formados e temas selecionados foram apresentados os conceitos e fundamentos básicos para a produção dos roteiros de cada um dos objetos educacionais, levando em conta elementos dentro da narrativa de uma história.



Os grupos produziram quatro novos objetos educacionais, sobre os temas “Ecologia”, que trata do melhor reaproveitamento do lixo produzido e sobre a reeducação de comportamentos referentes ao modo como devemos lidar com os dejetos,   “Tiradentes”, vídeo que conta uma breve história sobre a vida e os últimos dia de Joaquim José da Silva Xavier, “Gravidade”, uma nova interpretação sobre a lei da gravitação universal, proposta por Isaac Newton, abordando como ele percebeu a lógica de atração que age em todos os objetos e “Ultrarromantismo” que conta como eram os poetas ultrarromânticos e a influencia deles para toda uma geração de leitores.


Esta re-aplicação acontece em dez municípios de várias regiões de Sergipe, com a perspectiva de sistematizar uma metodologia que permita a disseminação para outras unidades interessadas.