Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Processo de Avaliação dos Projetos para as Feiras Escolares

Nesta segunda-feira, dia 26 de setembro de 2011, reuniu-se na UFS a banca composta por Saulo Barretto, Laís de Souza, Lucyana Mendonça e Leonardo Almeida, para realizar o processo de avaliação dos projetos apresentados pelas escolas que são beneficiados pelo Arte com Ciência. A banca analisou 32 projetos, sendo importante ressaltar que o Arte com Ciência tem recursos limitados, de forma que nem todos os projetos poderiam ser apoiados financeiramente. Os critérios de julgamento basearam-se no alinhamento com os 3 eixos temáticos (arte, ciência e ecologia) e na clareza da metodologia de desenvolvimento do projeto.

Projetos aprovados para receberem apoio financeiro (estes projetos apresentaram alinhamento com os eixos temáticos e também deixavam clara a metodologia de desenvolvimento)

- Energia Renovável: conhecer para defender esta ideia;
- Petróleo: desenvolvimento e descoberta do pré-sal;
- Substâncias e Misturas presentes no Manguezal;
- Na Rota do Manguezal: Uma explosão de vida;
- Manguezal: Respeitar esse ecossistema é ter vida;
- Petróleo, gás e seus derivados com ênfase nas fontes de energia alternativas;
- A Fauna e Flora do Ecosistema Manguezal;
- Ciência em Show;
- A Educação Ambiental em Manguezais de Santa Luzia do Itanhi/Se como Recurso Sustentável;
- Criando Produtos de Limpeza;
- Água, eletricidade, vida! Até quando teremos tudo isso!?
- A Energia que vem das Substâncias Orgânicas: O etanol e excrementos de animais;
- Brasil e Energia Solar: Uma alternativa consciente em prol da sustentabilidade;
- Ligado na Energia Térmica e meio Ambiente: Temperatura... calor... frio... suor... vida...
- Jogos, Matemática e Juventude: Interagindo para salvar o meio ambiente!
- Fogão Sola: O Brasil na busca pelo desenvolvimento sustentável;
- Energia Eólica no Brasil: Novos ventos soprando para a sustentabilidade.

Projetos passíveis de apoio (estes projetos apresentaram alinhamento com os eixos temáticos, mas sua metodologia não ficou clara para a banca de avaliação. Os coordenadores dos projeto serão procurados pela equipe para explicações adicionais)

- A Arte de Fotografar: 1001 ideias;
- Sensibilização para a Preservação Ambiental;
- Cordel da História de Santa Luzia do Itanhi;
- Mamona: O óleo ecológico;
- O Mangue e sua Biodiversidade.

Projetos que não terão apoio financeiro (estes projetos não tinham alinhamento com os eixos temáticos - não trabalhavam com os 3 eixos integrados)

- A Superação de um Povo nesta Vida Severina;
- Museo do Mangue: Língua e Cultura do Mangue;
- Cadeia Produtiva do Plástico: Redução, reutilização e reciclagem como responsabilidade pós consumismo;
- Hidroelétrica e Brasil: A energia que vem das águas;
- Energia Geotermal e Brasil: Uma posibilidade sustentável;
- Reciclagem do Lixo: Reutilização sustentável da natureza;
- Utilização do Formol como Proposta Interdisciplinar no Enino de Química;
- Lixo, Reciclagem e Arte;
- Manguezal como Recurso Sustentável através da Arte;
- O Luxo do Lixo.


Esperamos que todos os projetos possam ser elaborados e expostos nas feiras, independente de terem obtido ou não o apoio financeiro do Arte com Ciência.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Laboratório Multimídia

Houve época em que era necessário justificar a introdução da Informática na escola. Hoje já existe consenso quanto à sua importância no cenário escolar, no entanto observamos que ainda é questionado sobre a forma com que essa introdução vem acontecendo. A tecnologia é uma das peças principais no nosso mundo moderno, é importante que não ignoremos essa tendência do qual fazemos parte pra não perdermos a oportunidade de fortalecer o processo pedagógico.

Existe um grande potencial no uso dessas ferramentas para as escolas, sobre tudo quando falamos em comunicação tendo em vista que uma das características mais marcantes da internet é o acesso à informação e a expressão social. O uso de recursos multimídias, como vídeos, podcasts e rádios, aumentam a experiência educativa e absorção do conteúdo, já que acaba gerando um processo de renovação na forma convencional do ensino em sala de aula, que complementa o trabalho e favorece a aprendizagem.

As três escolas que fazem parte do Projeto Arte com Ciência contam agora com laboratórios de multimídia montados de acordo com os espaços físicos cedidos por cada escola, contendo computadores, impressora multifuncional, filmadora, câmera digital, projetor entre outros equipamentos. os alunos bolsistas ficaram encarregados de notificar semanalmente a coordenação do projeto através de e-mails sobre o uso e cuidados que devem ser tomados ao utilizarem o laboratório. As alunas Anne Caroline do C.E. Comendador Calazans, Maria Alice do C.E. Arabela Ribeiro e Silva Letícia do C.E. Raimundo Mendonça de Araújo ficaram responsáveis por enviar essas informações que comprovam a descrição das atividades e a frequência com que são realizadas.