No dia 14 deste mês de Abril, o Colégio Estadual Gumercindo Bessa (Estância-SE) recebeu o III Workshop Transdisciplinar de Arte, Ciência e Ecologia. Os mini-cursos, divididos entre Geologia e Paleontologia (Maria Helena Zucon), Ecologia de campo (Edilson Divino), Arte e Design (Dândolo Santos), Matemática (Rafael Santos) e Comunicação (Rafael Barboza) foram direcionados aos professores da escola. Paralelamente, ocorreu também a Oficina de Cultura Digital de 2012, ministrada pelo bolsista do projeto Maikon Thiago Silva e destinada aos estudantes, com a abordagem dos seguintes temas: Linux e noções básicas de hardware, vídeo e blog, áudio e criação de webradio e animação gráfica. Os encontros de capacitação aconteceram na própria escola. Abaixo pode-se encontrar o relato de algumas das atividades realizadas.
Na Oficina de Matemática, por exemplo, foi mostrado primeiramente como utilizar um software matemático para auxiliar no aprendizado de trigonometria. O Software se chama GeoGebra, um projeto livre com apoio internacional. O mais interessante é que os três professores envolvidos já tinham ouvido falar da ferramenta, porém nunca tinham planejado atividades didáticas com o programa. Após a oficina percebeu-se o entusiasmo de cada um para conseguir colocar aspectos computacionais dentro da sala de aula. Um dos objetos educacionais em desenvolvimento na escola Arabela Ribeiro (Indiaroba-SE) também foi discutido, o Jogo de Cartas de Trigonometria. Os professores ficaram igualmente animados em poder mostrar o jogo aos seus alunos nas salas de aula.
 |
Oficina de Matemática com o bolsista do projeto Rafael Santos. |
Durante a oficina de Arte e Design, o encontro objetivou ressaltar a importância da valorização da arte no ensino, tanto no nível Fundamental como no médio, a fim de enriquecer o vocabulário visual dos alunos. Foi colocado também que a arte cumpre um papel social fundamental, servindo como fator de questionamento, muitas vezes gerando inovação e criatividade. Foi explicada a definição de design, como ele se configura atualmente e qual a sua relação com a arte. Em seguida, um debate foi proposto, com partipação efetiva das sete professoras participantes, compartilhando experiências pessoais. Um ponto negativo foi o atrasado demasiado causado por uma falha no equipamento - até que o novo computador chegasse, houve um atraso considerável e a exibição de vídeos sofreu uma redução considerável.
 |
Oficina de arte tratou da valorização da arte no Ensino Fundamental e Médio. |
Os professores também tiveram a oportunidade de debater a influência dos meios de comunicação na escola, seus benefícios, malefícios e os possíveis usos educacionais das ferramentas e veículos disponíveis. Durante a oficina de Comunicação, foi apresentado alguns conceitos sobre a função dos meios de comunicação na sociedade, o que provocou debates dos mais diversos acerca do tema. Os educadores foram apresentados a alguns vídeos que exemplificavam a utilização de blogs e de jornais produzidos de maneira amadora pelos próprios alunos de escolas no restante país. Além disso, foi discutida a importância de se estabelecer uma comunicação eficiente dentro de um ambiente organizacional e debatido o uso de blogs, boletins informativos, folhetins, entre outras ferramentas disponíveis para o melhor uso da comunicação.
 |
Meios de comunicação e seu uso educacional foi um dos temas da oficina de Comunicação. |
Já no mini-curso de Cultura Digital foi exposto um pouco da história da criação do Linux, além de explicações sobre a utilização de sua interface e as diferenças principais entre esse sistema operacional e o Windows. No tema ‘Noções básicas de hardware’, os participantes foram apresentados às peças que compõem o computador e as suas funções. Além disso, a edição de áudio e vídeo e a criação de blogs também foi discutida. Por ser uma tema corriqueiro no cotidiano dos alunos, teve uma grande participação dos estudantes, curiosos para saber como criar um vídeo, o que foi explicado passo a passo. Alguns softwares de edição também foram mostrados. Durante a oficina, os alunos criaram um vídeo falando sobre o blog que será posteriormente publicado no blog da escola, também produzido durante o encontro.
 |
Oficina de Cultura Digital direcionou-se aos alunos. |
No povoado de Crasto aconteceu o curso de capacitação em ecologia do campo, que contou com a participação de cinco professores. Nesta capacitação, ministrada pelo professor Edilson com a ajuda do estudante Valdon, os docentes puderam conhecer mais sobre o bioma Mata Atlântica e a espécie de abelha
Melipona scutellaris, uma espécie de abelha nativa que apresenta várias funções ecológicas importantes, dentre elas podemos mencionar os serviços de polinização, que é de fundamental importância para a manutenção da harmonia no ecossistema. Em seguida foi apresentada a diversidade de espécies que existem no Brasil, fazendo uma ponte entre a ocorrência de cada espécie com as fito fisionomias onde elas ocorrem, associando questões biológicas destes organismos com a antropização dos ecossistemas e o risco de extinção existente. Por fim, os professores discutiram as diversas atividades extracurriculares que possam ser feitas na localidade e como essas atividades podem contribuir na formação socioambiental dos discentes.
 |
Mini-curso sobre ecologia de campo |
A Geologia e a Paleontologia também foi um dos temas do workshop. A oficina foi ministrada pela professora e coordenadora da área Maria Helena Zucon, que foi acompanhada pelos bolsistas Leonardo Almeida e Lílian Lima. Cinco professoras do colégio Gumercindo Bessa das seguintes áreas estiveram presentes: Biologia, Geografia, Educação Física e Pedagogia. Foi realizada inicialmente uma dinâmica de interação entre os ministrantes e os participantes, tendo como proposta a reflexão sobre a importância da Paleontologia e Geologia para o processo de ensino e aprendizagem, enfatizando as contribuições para as feiras de ciências a serem realizadas no decorrer do projeto Arte com Ciência. Após a dinâmica, foi feita a construção da Linha do Tempo Geológico, que contém a evolução dos seres vivos ao longo de 4,5 bilhões de anos da história do planeta. Os 4,5 bilhões de anos foram transpostos em 4,5 metros de cartolina, onde foram concebidos e desenhados pelos próprios professores os principais eventos biológicos desse tempo. A oficina foi finalizada com uma reflexão sobre a importância deste recurso didático no ensino das ciências e uma atividade foi planejada: a construção de uma linha do tempo similar a ser exposta no próprio Colégio Gumercindo Bessa.
 |
Linha do tempo geológica produzida durante oficina |
 |
Foi reforçada a importância do estudo sobre a geologia e a paleontologia |
Nenhum comentário:
Postar um comentário