Na manhã do último sábado, dia 16 de Junho, foi realizado no colégio Gumercindo Bessa (Estância) o Workshop de Comunicação na Escola. O evento contou com a presença dos bolsistas de todas as quatro escolas participantes do Arte com Ciência e foi ministrado por Rafael Santos, estudante de Jornalismo e também integrante do projeto.
A partir da discussão sobre importância da comunicação como uma forma de participação social, diversos outros temas foram abordados. Um deles foi a possibilidade do uso educacional de ferramentas digitais como o blog ou mesmo a criação de jornais escolares, mantidos e alimentados pelos próprios alunos, com a ajuda dos seus respectivos professores. Os bolsistas puderam perceber as características diversas desses veículos, assim como a importância do estabelecimento de uma periodicidade fixa e de organizar comissões para gerenciar o conteúdo mantido e produzido. Uma variedade de exemplos de pautas foi assinalada: matérias especiais sobre temas diversos, entrevistas com estudantes e professores, calendário de eventos da escola, divulgação de trabalhos dos próprios alunos como a criação de poesias ou de fotografias, entre outras coisas.
![]() |
Participantes debateram assuntos diversos relacionados à Comunicação na Escola |
A comunicação dentro do projeto Arte com Ciência foi outro assunto muito importante. O encontro procurou enfatizar o objetivo principal do Arte com Ciência, que é de criar culturas dentro das comunidades escolares e não somente de funcionar como um projeto de curto prazo. Para isso, é essencial que os integrantes saibam se comunicar e prezem pela integração total dos diferentes personagens do universo escolar a que pertencem. Com esse objetivo, os bolsistas pensaram nas propostas iniciais para a criação de uma Mostra Competitiva de Objetos Educacionais, a ser realizado no final do ano, antes da prova do vestibular da Universidade Federal de Sergipe. A Mostra buscaria incentivar a produção de objetos educacionais por parte dos alunos das escolas públicas atualmente inclusas no Arte com Ciência. Todas as propostas foram anotadas para serem posteriormente discutidas por toda a equipe.
Também para incrementar a comunicação interna do projeto, foi estabelecido a criação de grupos de email para cada colégio, algo já previamente determinado no plano de comunicação. Os bolsistas enviarão relatórios semanais de atividades, a fim de facilitar o intercâmbio entre bolsistas e equipe e entre os próprios bolsistas.
Tratar a educomunicação com esse destaque em um projeto científico é muito importante no âmbito da democratização da comunicação. Que essa semente se multiplique e que esse hábito cada vez seja mais comum.
ResponderExcluir