Durante a manhã do dia 31 de Julho de 2012, o coordenador do Arte com Ciência pelo IPTI, Saulo Barretto, apresentou o projeto aos Diretores das Regionais da Secretaria de Estado da Educação e aos técnicos do Departamento de Educação desta Secretaria. O encontro rrepresenta as etapas iniciais em direção ao objetivo de ampliar a participação do Arte com Ciência para outras escolas da rede estadual de ensino. A reunião aconteceu no auditório da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com a presença da Secretária Adjunta de Estado da Educação, Profa. Hortência Araújo.
Os participantes puderam conhecer melhor as metas do projeto e suas principais características, tanto em relação ao que pretende ser realizado a longo prazo, como também às atividades que já estão em curso nos quatro colégios envolvidos atualmente: Arabela Ribeiro (Estância), Gumercindo Bessa (Estância), Comendador Calazans (Santa Luzia do Itanhy) e Raimundo Mendonça (Indiaroba).
Durante a apresentação, Saulo Barretto salientou os eixos mais importantes do Arte com Ciência e discutiu também os resultados pretendidos pelo projeto, além daqueles que já foram conquistados. O incentivo do protagonismo juvenil na produção do conhecimento educacional foi um tema bastante mencionado no encontro, dando destaque à produção dos objetos educacionais nas escolas e também às feiras realizadas anualmente durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. “O Projeto Arte com Ciência tem tido bastante sucesso as escolas em que já trabalha, justamente pelo desenvolvimento do protagonismo juvenil, ou seja, é o aluno, junto com os professores, que produz o conhecimento. Para o desenvolvimento mental e intelectual e também para a autoestima dos jovens, isso é algo muito importante. Por isso estamos tentando ampliar o projeto para outras escolas, levando essa oportunidade para cada vez mais estudantes”, declarou Hortência Araújo, Secretária Adjunta de Estado da Educação.
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A reunião aconteceu na SEED (Secretaria de Estado da Educação de Sergipe) |
A utilização das novas tecnologias foi também outro ponto discutido. Muitas das escolas já possuem laboratórios de informática dentro do seu espaço físico, além de novas ferramentas tecnológicas. No entanto, muitas vezes esses equipamentos são subaproveitado ou utilizados de uma maneira obsoleta. Hortência acredita que a tecnologia, m si, não resolve o problema da educação: “Ela é um instrumento importantíssimo para a educação e deve ser utilizado, mas ainda estamos muito aquém daquilo que nós gostaríamos que esses laboratórios representassem no processo de ensino e aprendizagem”. Um dos objetivos do projeto Arte com Ciência é justamente trabalhar, estimulando um uso mais qualificado e proveitoso desse material tecnológico no ambiente escolar, transformando então a tecnologia em um instrumento a favor do conhecimento.
Maria Izabel Ladeira Silva, diretora do Departamento de Educação da Secretaria de Estado a Educação, também esteve presente na reunião e falou sobre a importância da realização desse tipo de projeto em um contexto atual. Segundo ela, “é importante que o aluno participe da construção do ensino e do conhecimento, é o que chamamos de ensino democrático, que começa a partir do momento em que há um incentivo para que o aluno comece a participar. Para isso, nós ainda temos uma longa caminhada porque é preciso praticamente subverter a cultura escolar. O primeiro passo é começar”.
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Para 2013, o objetivo é ampliar o projeto para outras escolas |
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