Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

terça-feira, 10 de maio de 2011

A Identidade Visual do projeto

A elaboração da Identidade Visual do projeto Arte com Ciência se deu baseada em quatro elementos norteadores: a arte e a cultura nordestina, a ecologia, a ciência e os jovens, o público alvo do projeto. Foram a essas as quatro palavras-chave que o designer responsável, Dândolo Santos, se ateve durante todo o projeto.
Inicialmente foram realizadas as pesquisas necessárias: do que se trata o projeto, quem é o público-alvo, quais os objetivos que deverão ser atingidos com essa iniciativa e qual a linguagem a ser adotada. Em discussões com o Dr. Ronaldo Linhares e o publicitário responsável Marcelo Henrique, essas questões foram definidas.

Rascunhos iniciais


Então duas propostas de identidade foram elaboradas. A primeira tratava o projeto com uma linguagem mais jovem, empregava cores vibrantes, elementos do design cambiante e estética pop. Ela se baseou principalmente no público, como uma tentativa de falar diretamente com as mentes criativas do ensino médio, presentes nos municípios que fazem parte do Arte com Ciência.

Primeira proposta


A segunda proposta remete a cultura nordestina. Foi dada uma caracterização de xilografia, técnica de impressão muito utilizada no nordeste brasileiro, principalmente nos livretos de literatura de cordel. O objetivo aqui é fazer com que o ensino olhe também para a cultura nordestina e a local, pois elas, além de ricas devem ser motivo de orgulho. O símbolo, a torre de petróleo representa um dos focos do projeto: o setor de Petróleo & Gás.

Segunda proposta


Posteriormente, depois de reuniões com os coordenadores do projeto, foi decidido seguir por outro caminho: uma identidade que mesclasse a linguagem pop junto com a valorização da cultura nordestina e sergipana. E é isso que a terceira proposta faz. Ela une o logotipo da segunda proposta com o símbolo da primeira, transformando as letras, caracterizadas pela xilografia, em cultura jovem, e vice-versa.

Terceira proposta

O símbolo do projeto



O símbolo é um ícone que pretende representar as três faces do Arte com Ciência: o balão de fundo redondo, ferramenta de laboratório químico, representa a ciência e o conhecimento capaz de gerar desenvolvimento; o líquido cambiante, representa a arte, que sensibiliza; e o círculo externo representa a ecologia, na qual todo o projeto se insere. No entanto, as questões referentes a ciência e a arte são muito mais abrangentes do que apenas isso. Por isso, optou-se por um símbolo cambiante, que mudasse sempre que necessário, dependendo da aplicação. Dessa maneira é possível incorporar elementos de diversos temas, sempre que necessário. (clique nas imagens para vê-las em tamanho maior)

Símbolos alternativos

Um comentário: