Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

domingo, 10 de março de 2013

Cultura digital é tema de palestra no Colégio Gumercindo Bessa


Na manhã da última sexta-feira (dia 8 de Março) os estudantes do Colégio Gumercindo Bessa, localizado em Estância, puderam participaram da palestra “Fazendo ciência através da colaboração digital”, ministrada pelo Professor da PUC (Universidade Pontifícia do Rio de Janeiro), Marcelo Pereira. Na ocasião, alunos do segundo e terceiro ano do Ensino Médio aprenderam e discutiram sobre as diversas formas de acesso à internet, o impacto da crescente cultura digital nas relações humanas e sociais e a utilização dessa ferramenta como forma de facilitar o processo de aprendizado, envolvendo tanto a obtenção de conhecimento, como também sua produção e compartilhamento virtual.

Marcelo Pereira também faz parte da equipe do Núcleo de Arte Eletrônica da PUC (NAE), centro de pesquisa universitário especializado na criação e no desenvolvimento de projetos multimídia, websites e instalações artísticas. A equipe foi responsável pela elaboração prática dos dois primeiros dispositivos digitais do Projeto Arte com Ciência – pesca do aratu e fogão solar -, expostos atualmente no Museu da Gente Sergipana. 


Marcelo Pereira integra equipe do Núcleo de Arte Eletrônica da PUC
Durante a palestra, Marcelo explicou para os alunos como se deu as etapas de produção dos dispositivos – cujos conceitos foram primeiramente idealizados pelos próprios alunos e professores das escolas integrantes do projeto, a partir das Feiras de Ciências coordenadas anualmente. “Um dos pontos mais interessantes desse projeto é demonstrar que pesquisa não é nada de outro mundo. Observando trabalhos como esse os alunos se sentem mais inspirados e encorajados a fazer ciência”, afirmou o palestrante.

Berenice Paula, aluna do Colégio Gumercindo Bessa, declarou que a realização de palestras similares no colégio é muito importante para o melhor aprendizado: “Já utilizo algumas ferramentas como a busca na internet para fazer pesquisa. Mas percebi que tenho muitas outras possibilidades de aprender e criar”.

Estudantes do 1° e 2° ano do Gumercindo (Estância)

Um comentário: