Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Ciclo de palestras



Dando continuidade a etapa final de palestras, no último dia cinco, foi realizada no Colégio Estadual Comendador Calazans, na cidade de Santa Luzia do Itanhi, o ciclo de palestras intitulado: A Indústria do Petróleo, proferida por engenheiros e técnico da área de transportes marítimos da Petrobras/Se.


Diferente das demais palestras promovidas pelo projeto, nesta etapa final adotamos como estratégia promover um o ciclo de palestras referente a um grande setor e dividi-lo em três palestras proferidas no mesmo dia. Essa estratégia teve como objetivo permitir que os alunos entendessem o setor de Petróleo & Gás de forma gradativa e transdisciplinar, reunindo especialistas de áreas diferentes, mas ligados ao mesmo setor. Dessa maneira, as palestras ocorreram na seguinte sequência:


 - A primeira palestra, intitulada A origem e extração do petróleo, proferida pelo Eng. Mec. Marcelo, abordou sobre a origem e extração do petróleo, bem como seus produtos derivados;




- A segunda palestra, intitulada As máquinas petrolíferas, proferida pelo Eng. Naval Diego Mendes, abordou sobre as especificidades dos navios petroleiros e para qual tipo de atividade elas se enquadram;


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

- A terceira palestra, intitulada Atividades do Petróleo, proferida pelo gerente de contrato da CBO (Companhia Brasileira Offshore) Paulo Barros, falou sobre as oportunidades de trabalho que o setor do petróleo dispõe para diversos níveis de instrução, e os caminhos que deve seguir para ingressar nesse setor.




 
 
 
 
 
 
 
Finalizando as palestras, foi aberto o momento para que alunos e professores pudessem esclarecer suas dúvidas. Assim, consideramos que os resultados desta dinâmica de palestras tenham sido positivos, pois conforme a meta 11 do referido projeto, permitiu a interação de professores e alunos com os palestrantes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário