Retomando o ciclo de trabalhos, foi realizada no dia 27 de agosto a Palestra
“As mudanças nos padrões estéticos durante a história” no Colégio Arabela
Ribeiro, pelo professor de Literatura e cineasta Isaac Dourado.
O professor Isaac levou para os alunos um breve histórico sobre as
mudanças nos padrões estéticos e como eles afetam os critérios de gosto e
padrões de beleza da sociedade. As turmas de 1º e 3º anos do Ensino Médio
protagonizaram um debate sobre as implicações desses padrões nas condições de
saúde das pessoas e como isso afeta a formação deles próprios, jovens em
formação intelectual e física. Eles discutiram ainda problemas como, por
exemplo, o uso de drogas, distúrbios físicos e alimentares causados pela
influência da mídia. A diretora do Colégio Maria Gorete, participou do debate
ao final da sessão e falou da importância de atividades desse tipo em
complemento a formação dos alunos.
Esta Palestra faz parte de um ciclo de atividades pensado para
contribuir com a formação crítica dos alunos das escolas que participam dos
projetos. Elas auxiliam na evolução da escrita e capacidade de argumentação dos
alunos e atrai mais alunos para o projeto. O ciclo só se encerrará quando o
grupo de alunos de cada escola absorver a extensão transdisciplinar do projeto
Arte com Ciência e passar a multiplicar a visão do projeto para os outros
alunos da instituição.
Finalizando
a atividade foi exibido o curta-metragem “Xandrilá”, que trabalha um pouco das
questões discutidas durante o debate. O Curta é uma realização da Gonara Filmes
e da Sete Nove Audiovisual e foi co-produzido pelo professor Isaac Dourado.
Como
primeira atividade de palestra nessa retomada, encontramos algumas dificuldades
de aglutinação e interação dos alunos. Contudo, vamos buscar fortalecer o
vinculo com o corpo diretivo e de funcionários, e vamos gerar um calendário de
atividades o que acarretará numa confiança maior da parte deles para com o
projeto, levaremos essas experiências para as outras escolas participantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário