Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Planejamento das ações do Projeto com as Escolas


Nos dias 18 e 19 de Janeiro de 2011 aconteceram as reuniões de planejamento das ações do projeto, no auditório da Diretoria Regional de Educação (DRE-01), em Estância. O objetivo destas reuniões era construir o Quadro Lógico (documento de planejamento e acompanhamento) do projeto, de forma participativa, envolvendo os especialistas das diversas áreas e representantes das escolas beneficiárias.

Estavam presentes nas reuniões os representantes do IPTI (Saulo Barretto e Renata Piazzalunga), da Universidade Federal de Sergipe (Edilson Divino, Helena Zucon, Zélia Macedo e os bolsistas DTI já selecionados), da Secretaria Estadual da Educação (Ronaldo Linhares), as diretoras Iracema Silva (C.E. Arabela Ribeiro – Estância), Elenira Cardoso e as professoras Neuma Sueli (C.E. Raimundo Mendonça de Araújo – Indiaroba), Nazaré de Matos, Maria Aparecida (C.E. Comendador Calazans – Santa Luzia do Itanhy) e Jucelia Ferreira (C.E. Felisbelo Freire).







Obs.: as listas de presença podem ser obtidas em:


O Prof. Edilson Divino começou os trabalhos apresentando o projeto, seus objetivos e principais ações, ressaltando a importância deste momento de planejamento, em função da natureza complexa e multidisciplinar do que foi proposto. Em seguida, os representantes do IPTI fizeram uma apresentação do modelo do Quadro Lógico, para então abrirem os trabalhos de discussão e construção participativa.

Após intensa interação entre as diretoras e o grupo de do projeto, conseguimos elaborar a estrutura principal do Quadro Lógico, ficando para os coordenadores do projeto a revisão final e últimos ajustes, que serão apresentadas as escolas em outro momento.


Por fim, ficou acertado que será realizada uma reunião em cada escola, durante a semana de planejamento do calendário letivo (14 a 18 de fevereiro), com o objetivo de expor o projeto para todos os professores, criando as condições iniciais para que os professores que tiverem interesse em participar do projeto estabelecem um canal direto de comunicação com os especialistas das áreas elencadas no projeto, com vistas ao planejamento da elaboração dos conteúdos pedagógicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário