Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Apresentação do Projeto as Diretoras das Escolas

Às 09:00h do dia 07 de Janeiro de 2011, ocorreu a primeira reunião do projeto Arte com Ciência, na qual o representante da UFS (Edilson Divino) e do IPTI (Saulo Barretto) expuseram o projeto ao diretor da DRE-01/Estância (Dionísio de Almeida Neto), à coordenadora da DRE-08/Itaporanga (Ana Cristina) e às diretoras das 4 escolas escolhidas para participar do projeto.

As escolas escolhidas foram: Colégio Estadual Arabela Ribeiro da cidade de Estância representada por sua Diretora Iracema Silva Melo; o Colégio Estadual Raimundo M. de Araújo da cidade de Indiaroba representada por sua Diretora Elenira Cardoso; Colégio Estadual Comendador Calazans da cidade de Santa Luzia do Itanhy representada por sua Diretora Maria Luiza Quintela e o Colégio Estadual Felisbelo Freire representada por sua Diretora Jucélia Ferreira.





Saulo Barretto explicou os objetivos principais do projeto Arte com Ciência, que o IPTI é a instituição proponente e gestora do projeto, ao passo que a UFS é a instituição executora e a SEED-SE é a instituição interveniente, e que o projeto é financiado pela FINEP, com recursos do Fundo de Petróleo e Gás (CT-PETRO). O propósito do CT-PETRO financiar projetos para o ensino médio é estimular nos jovens o interesse pelas ciência naturais e exatas e, consequentemente, o interesse por cursos nas áreas de petróleo e gás.

Edilson continuou mostrando que o projeto possui três vertentes sendo elas: Paleontologia e Geologia, coordenada pela Profa. Maria Helena Zucon; Física e Matemática coordenada por Prof.a Zélia Macedo; e Ecologia e Meio ambiente que será coordenada pelo próprio Prof.Edilson. Foi salientado que um aluno de iniciação científica estará ligado a cada vertente e estes estarão em contato direto com as escolas e os professores.



Uma das propostas do projeto é criar uma rede virtual de conhecimento, onde os alunos e professores poderão postar informações sobre os assuntos das respectivas disciplinas. Outra idéia é capacitar alunos e professores na produção de projetos, pois será criado um edital para submissão de projetos e os seis melhores de cada escola receberão um financiamento no valor de R$ 300,00 para a feira de ciência. Os projetos classificados virarão instalação artística profissional que irá para o acervo do museu de Santa Luzia do Itanhy. 

Será montado em cada escola um laboratório multimídia com estúdio de produção, para que os alunos possam criar seus vídeos e postarem na rede social.

Além de servir para apresentar o projeto e seus objetivos, esta reunião também serviu para mostrar às diretoras a necessidade de realizar o planejamento de suas respectivas escolas levando em conta as atividades do projeto Arte com Ciência em seu calendário letivo.

Foi decidido que o ponto central do projeto nas escolas será a Feira de Arte, Ciência e Ecologia que os colégios buscarão fazer coincidir a data com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
 


Após a toda explanação foi explicado detalhadamente o cronograma físico do projeto e a partir daí as diretoras começaram a tirar suas dúvidas.

Para finalizar a reunião ficou acertado que nos dias 18 e 19 de Janeiro do corrente ano será realizado o planejamento do projeto com a construção da Matriz de Quadro Lógico onde participarão duas pessoas de cada colégio, os representantes da UFS (Edilson), IPTI (Saulo), DRE-01(Dionísio) e todos os alunos bolsistas relacionados as vertentes do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário