Dando continuidade ao desenvolvimento dos objetos educacionais que estão sendo produzidos pelas escolas participantes do Arte com Ciência, integrantes do projeto se reuniram no colégio Raimundo Mendonça (Indiaroba-SE) na quarta-feira, dia 8. Durante o encontro foi discutida a construção do primeiro objeto educacional da escola. Estiveram presentes o coordenador do projeto pelo IPTI Saulo Barretto, as professoras Neuma Sueli, Maria José Cardoso e Elenira Cardoso, além da aluna e bolsista Taís Celestina.
O tema do objeto educacional será o processo de divisão celular conhecido como mitose, um dos conhecimentos fundamentais para o conteúdo programático de Biologia do Ensino Médio. Primeiramente, os alunos junto com o auxílio dos professores escolhem um tema bem específico associado aos assuntos vistos na sala de aula em qualquer disciplina. Posteriormente a isso, o objeto passa a ser desenvolvido com a utilização das mais diversas ferramentas disponíveis (animações gráficas, vídeos, edições de som e audio, por exemplo) disponíveis nos laboratórios de multimídia montados nas escolas, com o objetivo principal de transformar o conhecimento em algo lúdico e prazeroso de ser obtido.
![]() |
Objetos são desenvolvidos com auxílio de ferramentas digitais |
Durante a reunião, foi colocada em relevo a importância do comprometimento dos alunos com a realização dos objetos educacionais, afinal, eles são os protagonistas e principais construtores do projeto. A linguagem do conteúdo dos objetos, por exemplo, é adequada por eles, com o auxílio de um educador, assim como a definição das principais características do trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário