Na segunda-feira desta semana, dia 13 de Fevereiro, o Colégio Estadual Comendador Calazans do município de Santa Luzia do Itanhi realizou a primeira reunião de planejamento dos objetos educacionais a serem produzidos pelos bolsistas do projeto. Com a presença da equipe do Arte com Ciência, representada no encontro por Saulo Barretto e Laís de Souza, a professora Osânia Fontes e as bolsistas Danila Carmo e Anne Caroline, além da colaboração do aluno Flávio dos Santos, os participantes discutiram a escolha do tema do primeiro objeto da escola.
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Alunos têm a possibilidade de brincar com diferentes linguagens |
Durante a reunião, foi salientado pelo coordenador do projeto pelo IPTI, Saulo Barretto, o caráter difusor da atividade: “A ideia é que alunos e professores das mais variadas escolas do estado também queiram fazer suas publicações e seus próprios objetos posteriormente”. Vale lembrar que os objetos educacionais serão publicados na rede de conhecimento coletivo Guigoh, desenvolvida pelo Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI). Os objetos procuram principalmente despertar o interesse dos alunos para o conhecimento, através de uma linguagem de fácil entendimento, atrativa e inventiva, utilizando, para isso, o auxílio das mais diversas ferramentas criativas disponíveis.
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Bolsistas do projeto escolhem um tema para o primeiro objeto educacional |
Em Santa Luzia do Itanhi, por exemplo, a hipótese de criar uma peça de teatro para falar sobre vírus foi considerada. No colégio Arabela Ribeiro de Estância uma animação gráfica sobre a primeira lei de Mendel já está sendo produzida, enquanto que em Indiaroba, na escola estadual Raimundo Mendonça, os bolsistas do projeto irão preparar um objeto educacional sobre nucléolo com o uso de imagens e da literatura de cordel – a primeira escolha, anteriormente, era de abordar a mitose, no entanto, por ser um assunto muito extenso, optou-se pela escolha de um conhecimento mais específico.
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