Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Bolsistas do Colégio Arabela Ribeiro iniciam produção de objetos educacionais

O dia 5 de Janeiro marcou a continuidade dos projetos desenvolvidos pelo Arte com Ciência no novo ano de 2012. Nesta quinta-feira, em dois momentos distintos, coordenadores e bolsistas se reuniram nas cidades de Estância e Indiaroba com o objetivo de discutir a criação de objetos educacionais, os quais serão destinados, sobretudo, à plataforma Guigoh, uma espécie de rede social, no entanto, voltada para a área da educação e desenvolvida para se tornar um espaço de construção coletiva do conhecimento.

Em Estância, o encontro no Colégio Estadual Arabela Ribeiro com os alunos Maria Alice de Jesus, Douglas Araújo, Luana Basílio e Maikon Thiago Silva, junto ao professor José Gomes do Nascimento e ao coordenador do Arte com Ciência pelo IPTI, Saulo Barretto, serviu para dar continuidade à elaboração do primeiro objeto, cujo tema central é a Primeira Lei de Mendel, experimento fundamental e pioneiro nos estudos dos genes e dos mecanismos de hereditariedade genética. As ideias e definições que delineiam o trabalho - baseadas principalmente em um espírito inventivo, em que métodos e técnicas dão valor a uma abordagem criativa do ensino e do aprendizado - ficam a cargo dos próprios alunos participantes do projeto, com o auxílio do professor da escola.  “Utilizando elementos criativos para ensinar, prende-se mais a atenção da pessoa e ela passa a se interessar muito mais em aprender”, afirma Douglas Araújo, aluno da escola Arabela Ribeiro e integrante da equipe.

   Alunos definem a primeira lei de Mendel como tema do primeiro objeto
Outro aspecto importante salientado durante a reunião foi a necessidade do uso de uma linguagem comum e interativa dentro do conteúdo dos objetos educacionais. As informações, portanto, devem ser transmitidas de forma sedutora, sem que isso implique na deturpação daquilo que é ensinado. Uma das missões dos bolsistas da escola de Estância foi, justamente, dar uma abordagem lúdica às experiências de Mendel, trazendo assim o ensino para o universo tão familiar aos jovens, que tanto recebem como produzem conhecimento.

Objetos educacionais

Os objetos educacionais (também chamados de objetos de aprendizagem) são recursos cada vez mais importantes e utilizados no processo de ensino e aprendizagem. Variadas definições são utilizadas, no entanto, pode-se dizer que os objetos educacionais são fundamentados em uma metodologia reaplicável, em que uma das características desse recurso é a utilização de novas tecnologias como a internet e de outras ferramentas digitais como softwares de edições de vídeo, áudio e animações gráficas, a fim de favorecer e criar técnicas pedagógicas que possam auxiliar alunos e professores dos mais variados níveis de ensino. Outra característica citada é a especificação do seu conteúdo, ou seja, de maneira geral, os objetos lidam com assuntos bem delimitados e reduzidos, os quais, em ligação conjunta, formam um corpo mais extenso de conhecimento.

Para saber mais sobre objetos educacionais, clique aqui. 

Os trabalhos serão publicados na rede de conhecimento Guigoh

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