Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Colégio Raimundo Mendonça discute planejamento de dispositivo


Durante as feiras escolares de 2011, dois projetos do Colégio Estadual Raimundo Mendonça, de Indiaroba, cujos temas estavam relacionados ao manguezal e sua preservação, foram selecionados para serem transformados em dispositivos permanente de museus de arte e ciência. Nesta quinta-feira, dia 18 de Janeiro, foi realizada uma reunião com os representantes dos dois projetos, as educadoras Nilzete da Conceição, Maria José Cardoso e Neuma Sueli , além da participação de membros da coordenação do projeto Arte com Ciência (Saulo Barretto, Edilson Divino, Maria Helena Zucon, Dândolo Santos e Leonardo Ferreira. 

Os participantes discutiram os conceitos da instalação, que visa englobar as principais características do manguezal – com foco na consciência e na preservação ambiental. O aspecto complementar dos dois trabalhos foi a razão pela qual a equipe do projeto enxergou um bom motivo para juntá-los: enquanto um apresentava maior riqueza estética ao apresentar o lado cultural do mangue, o outro era mais fértil em informações de cunho científico.

Um dos objetivos do dispositivo é, portanto, que ele seja capaz de abordar as diferentes dimensões desse importante ecossistema, ou seja, suas considerações científicas, como as características da sua vegetação e o modo de viver das suas espécies animais; seu lado cultural, presente na culinária e nos instrumentos e indumentárias utilizadas na pesca; sua importância humana, relacionada aos benefícios econômicos e sociais trazidos e, principalmente, o seu valor ecológico, que abrange todos os temas citados. De acordo com Saulo Barretto, “o desafio do dispositivo é que a pessoa, além de adquirir novos conhecimentos científicos sobre o assunto, também saia com uma consciência sobre a importância da preservação dos manguezais e de suas espécies”. 

Contribuição das educadoras foi fundamental para a discussão

De tal maneira, o Arte com Ciência abrange com esse projeto seus três eixos: arte (o uso criativo do conhecimento), ciência (a abordagem e o método)  e ecologia (o valor dado aos aspectos relacionados à preservação ambiental). Por ser protagonizada pelos próprios jovens, com auxílio dos seus professores, atividades como essa trazem a discussão da consciência ambiental para a própria comunidade e, a partir dela, espalha-se para o restante da sociedade. 

Os próprios educadores, ao serem inseridos no processo, se sentem mais aptos a trazer esse tipo de debate para as salas de aula: “É importante passar essa mensagem principalmente aos mais novos, que têm o futuro pela frente, pois muita coisa do que eles aprendem na escola eles acabam levando para casa, podendo inclusive, conversar com seus pais sobre esses assuntos. Quando a gente tem um nível de informação um pouco mais elevado, a gente cria uma consciência maior”, afirma Maria José, professora do colégio. Até o final do projeto, a ideia é criar cinco dispositivos como esse. Quanto mais informação, mais sensibilidade e mais consciência.

A feira de 2011 do Colégio Raimundo Mendonça teve os manguezais como tema

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