Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Planejamento de objetos educacionais na escola Raimundo Mendonça

Em uma reunião realizada nos mesmos moldes que a ocorrida na escola Arabela Ribeiro de Estância, os bolsistas do Colégio Estadual Raimundo Mendonça (Indiaroba) também início às atividades deste ano novo. O encontro teve a presença da professora da escola Neuma Sueli e dos alunos Augusto Pregino e Taís Celestina, sob a organização do coordenador do projeto Arte com Ciência pelo IPTI, Saulo Barretto. 

Durante a reunião, foi posta em discussão a criação dos primeiros objetos educacionais a serem desenvolvidos pela escola, os quais, posteriormente, serão publicados e disponibilizados na plataforma Guigoh. De acordo com Saulo Barretto, as expectativas em relação ao futuro desse projeto são as melhores: “Esperamos que o processo de construção e compartilhamento coletivo de conhecimento sobre ciências se torne uma rotina nas escolas e que isso crie condições para a instauração de um modelo inovador de ensino médio, onde os alunos e professores das escolas estaduais passam também a produzir conhecimento, utilizando as novas linguagens típicas das redes sociais”.

Atuação dos jovens é elemento central de todo o projeto
Com o auxílio da professora Neuma Sueli, os alunos discutiram possíveis ideias para a definição do primeiro objeto educacional, cujo tema eles possuem a liberdade de escolher. As primeiras definições do trabalho em desenvolvimento na Escola Arabela Ribeiro de Estância sobre a Primeira Lei de Mendel foram apresentadas - um dos objetivos da equipe de coordenação do projeto é fazer com que as escolas participantes possam se comunicar cada vez mais entre si, compartilhando informações e conhecimento. 

Após algum tempo de diálogo, em meio à pesquisa do diversificado conteúdo programático do Ensino Médio - nível escolar ao qual os bolsistas pertencem -, algumas sugestões foram surgindo. Outro ponto importante para o projeto é a valorização do protagonismo juvenil no contexto da construção coletiva do conhecimento, ou seja, os jovens não se incluem em apenas uma parte isolada entre uma das etapas, mas atuam ativamente em todo o processo como produtores e transformadores diretos do meio social em que vivem, em um contexto mais amplo.

Guigoh

O Guigoh pode ser definido como uma rede de construção e compartilhamento coletivo de conhecimento que explora ao máximo as novas tecnologias da informação, ou seja, uma rede onde as pessoas podem produzir e compartilhar conhecimento de forma criativa. É algo semelhante, por exemplo, às redes sociais tão comuns e utilizadas hoje em dia, no entanto, com o diferencial de ser uma plataforma voltada para a área da educação. 

Saulo Barretto, explica seu surgimento: “A ideia de criar o Guigoh surgiu ao longo do desenvolvimento de um projeto nacional elaborado pelo IPTI chamado Cultura Digital, destinado ao Ministério da Cultura. Percebemos o potencial da Web 2.0 para a educação, completamente inexplorado. Paralelamente, o IPTI passou a fazer parte de um projeto internacional cujo objetivo era pensar processos colaborativos em redes, como forma de promover o desenvolvimento social e econômico. Neste projeto, havia uma meta que era desenvolver o que eles chamavam de OKS (sigla para Open Knowledge Space, uma plataforma de conhecimento livre), que acabou sendo o Guigoh”. O público-alvo da rede são pessoas e organizações interessadas em instaurar processos coletivos de construção do conhecimento. 

Vale lembrar que os objetos educacionais produzidos dentro do projeto Arte Com Ciência podem pertencer aos mais variados campos do conhecimento como: ciências, matemática, português, artes, poesia, química, biologia e outros. Tão plural quanto os temas que podem ser abordados são as ferramentas e os recursos que podem ser utilizados na elaboração dos objetos. Para citar apenas algumas das possibilidades, há a opção de se utilizar, por exemplo, arquivos de som, animações gráficas, textos, páginas web, infográficos, jogos, entre outras.

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