Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Colégio Raimundo Mendonça irá abordar o processo de mitose em seu objeto educacional


Dando continuidade ao desenvolvimento dos objetos educacionais que estão sendo produzidos pelas escolas participantes do Arte com Ciência, integrantes do projeto se reuniram no colégio Raimundo Mendonça (Indiaroba-SE) na quarta-feira, dia 8. Durante o encontro foi discutida a construção do primeiro objeto educacional da escola. Estiveram presentes o coordenador do projeto pelo IPTI Saulo Barretto, as professoras Neuma Sueli, Maria José Cardoso e Elenira Cardoso, além da aluna e bolsista Taís Celestina. 

O tema do objeto educacional será o processo de divisão celular conhecido como mitose, um dos conhecimentos fundamentais para o conteúdo programático de Biologia do Ensino Médio. Primeiramente, os alunos junto com o auxílio dos professores escolhem um tema bem específico associado aos assuntos vistos na sala de aula em qualquer disciplina. Posteriormente a isso, o objeto passa a ser desenvolvido com a utilização das mais diversas ferramentas disponíveis (animações gráficas, vídeos, edições de som e audio, por exemplo) disponíveis nos laboratórios de multimídia montados nas escolas, com o objetivo principal de transformar o conhecimento em algo lúdico e prazeroso de ser obtido.


Objetos são desenvolvidos com auxílio de ferramentas digitais

Durante a reunião, foi colocada em relevo a importância do comprometimento dos alunos com a realização dos objetos educacionais, afinal, eles são os protagonistas e principais construtores do projeto. A linguagem do conteúdo dos objetos, por exemplo, é adequada por eles, com o auxílio de um educador, assim como a definição das principais características do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário