Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Professores do Gumercindo Bessa conhecem o Arte com Ciência


Ainda antes do Carnaval, no dia 13 de Fevereiro, o Arte com Ciência realizou sua segunda reunião de apresentação do projeto ao Colégio Gumercindo Bessa (Estância-SE), dessa vez para os professores da escola.  No dia 2 de Fevereiro ocorreu um encontro com a diretoria e a coordenação pedagógica do colégio, que a partir desse ano, fará parte do Arte com Ciência, se juntando ao Raimundo Mendonça (Indiaroba), Arabela Ribeiro (Estância) e Comendador Calazans (Santa Luzia do Itanhi), também participantes. A reunião contou com a presença de Laís de Souza, Saulo Barretto, Rafael Barboza e Rafael Santos, integrantes da equipe do Arte com Ciência, além dos educadores da escola. 

O coordenador do projeto pelo IPTI, Saulo Barretto, explicou aos professores de que forma funciona a atuação do Arte com Ciência, seu surgimento e seus principais objetivos a curto, médio e longo prazo. Foi explicada, por exemplo, a participação dos colégios nas feiras escolares anuais, que acontecem durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2012 – este ano a semana será entre os dias 15 e 21 de Outubro e terá como tema “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza” -. O funcionamento do processo de seleção dos bolsistas também foi mencionado, quatro estudantes serão escolhidos de acordo com critérios previamente elaborados. Além disso, comentou-se sobre a produção dos objetos educacionais a serem publicados posteriormente na plataforma Guigoh, de forma a criar uma rede coletiva de conhecimento direcionada aos alunos das escolas e produzida pelos próprios; sobre as palestras realizadas pelo Arte com Ciência que irão ocorrer durante todo o ano e a implementação do laboratório multimídia para o desenvolvimento de atividades e trabalhos. 

Gumercindo Bessa é o quarto colégio a participar do Arte com Ciência
Saulo Barretto acrescentou ainda que o projeto tem um caráter de produção colaborativa, ou seja, não é algo que pretende vir de cima para baixo, mas objetiva uma construção em que todos possam participar, tanto alunos, quanto professores e a própria equipe, dando ênfase justamente ao protagonismo dos estudantes na produção das atividades. O auxílio dos professores, nesse sentido, é fundamental, tanto por oferecer aos estudantes seus conhecimentos, como também pela oportunidade que eles terão em aprender e se envolver com uma linguagem criativa e lúdica proposta pelos alunos. 

Outro ponto importante que foi comentado é a capacitação tanto dos alunos quanto dos professores para a produção de alguns dos projetos, levando em conta que alguns deles serão submetidos a um edital e os trabalhos ganhadores terão suporte financeiro para o desenvolvimento das atividades. No final da reunião, os professores puderam fazer perguntas à equipe. Um dos educadores colocou como dúvida se a atuação do projeto no decorrer do ano não poderia atrapalhar as aulas e o rendimento dos alunos. De acordo com Saulo Barretto, um dos objetivos do Arte com Ciência é justamente de melhorar o desempenho do aluno, diminuindo a evasão escolar, aumentando sua participação na sala de aula e seu interesse pelo conhecimento, pela ciência e ainda criando debates sobre a questão ecológica.

No início do mês de Março será realizada uma terceira reunião no Gumercindo Bessa, dessa vez com os alunos do colégio dos turnos manhã, tarde e noite.

Professores puderam tirar suas dúvidas quanto ao projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário