Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

domingo, 25 de março de 2012

Alunos do Gumercindo Bessa recebem palestra sobre Energia Solar


O professor do departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Sergipe, Paulo Mário Machado, ministrou uma palestra sobre Energia Solar aplicada à Tecnologia Social e Ambiental aos alunos do colégio estadual Gumercindo Bessa (Estância-SE) no dia 22 de Março, sob a organização do Arte com Ciência. Alguns professores atuantes na escola também compareceram. Por parte da equipe do projeto, esteve presente Dândolo Santos, Rafael Barboza, Rafael Santos e Rafael Cardoso. 

O professor Paulo Mário Machado foi o convidado do Arte com Ciência

Durante a palestra, foi apresentado aos alunos os diversos usos da energia solar – tanto o uso mais amplo quanto o uso doméstico e cotidiano -, além da importância da discussão acerca da utilização de energias alternativas disponíveis, o processo de captação da energia solar e os diversos outros assuntos ligados ao tema. A mesma apresentação já foi realizada em outros países. Outro ponto fundamental foi a presença dos professores na palestra, alguns chegaram a comentar, inclusive, o interesse em realizar trabalhos escolares que possuam relação com o assunto discutido, realizando, por exemplo, trabalhos de produção de fogões solares junto com os alunos, a serem posteriormente apresentados nas feiras escolares de Outubro durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Auxílio da diretoria do colégio foi importante para a organização da palestra

A acústica do local, em um lugar muito aberto, além da grande quantidade de alunos, dificultou um pouco uma melhor comunicação entre o palestrante e os estudantes. A escola Gumercindo Bessa, somente no turno da tarde, comporta doze turmas de quarenta alunos. O interesse dos alunos, no entanto, foi facilmente percebido pelo número de perguntas. Os estudantes trouxeram questionamentos em relação à forma de armazenamento da energia solar ou se o gosto dos alimentos preparados no fogão solar poderia ser diferente.

Alunos do Ensino Médio foram apresentados a formas alternativas de energia

Nenhum comentário:

Postar um comentário