Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

terça-feira, 20 de março de 2012

Novo processo de bolsistas nos colégios

Esta semana entramos na reta final de seleção dos bolsistas (bolsas ITI, do CNPq) dos colégios que fazem parte do projeto Arte com Ciência. Esta seleção visa atender a duas demandas existentes: 1) selecionar os bolsistas do novo colégio beneficiado pelo projeto (Gumercindo Bessa); 2) substituir bolsistas dos três colégios já beneficiados, seja porque mudaram de colégio seja porque a coordenação do projeto decidiu cancelar a bolsa, devido ao fraco desempenho e participação nas atividades do projeto, ao longo de 2011.

A seguir informamos as vagas disponíveis neste processo de seleção, por colégio:
Colégio Estadual Arabela Ribeiro - 1
Colégio Estadual Gumercindo Bessa - 4
Colégio Estadual Raimundo Mendonça de Araújo - 3
Colégio Estadual Comendador Calazans - 2
 
Para este processo, fizemos algumas alterações importante no edital de seleção. No formato anterior, os bolsistas foram selecionados exclusivamente em função de seu desempenho escolar, baseado em notas e freqüência. Contudo, observamos que o fato de ter bom desempenho não garantia envolvimento no projeto, da forma que o Arte com Ciência requer. Ao longo de 2011 tivemos ótimos exemplos de alunos voluntários, que tiveram participação muito mais produtiva do que os bolsistas, mas que não seriam selecionados de acordo com os critérios anteriores do edital. Isso tem muita relação com características tais como iniciativa, disponibilidade para trabalho em grupo, afinidade com tecnologia, entre outros.

Desta forma, e em parceria com os diretores das escolas, que foram unânimes em recomendar que adotássemos um processo diferente de seleção, elaboramos e divulgamos o novo formato de edital, o qual pode ser acessado em: http://www.ipti.org.br/arquivos/uploads/EDITAL_bolsistas2012_ok.pdf

A etapa final do edital, as entrevistas com os 8 finalistas de cada colégio, será realizada nos próximos dias.

Um comentário:

  1. Gosto destas iniciativas para os colegios pois chamam os alunos para a procura da aprendizagem e cativa-os.

    ResponderExcluir