Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

domingo, 17 de junho de 2012

Bolsistas do projeto participam de Workshop em Comunicação na Escola


Na manhã do último sábado, dia 16 de Junho, foi realizado no colégio Gumercindo Bessa (Estância) o Workshop de Comunicação na Escola. O evento contou com a presença dos bolsistas de todas as quatro escolas participantes do Arte com Ciência e foi ministrado por Rafael Santos, estudante de Jornalismo e também integrante do projeto.

A partir da discussão sobre importância da comunicação como uma forma de participação social, diversos outros temas foram abordados. Um deles foi a possibilidade do uso educacional de ferramentas digitais como o blog ou mesmo a criação de jornais escolares, mantidos e alimentados pelos próprios alunos, com a ajuda dos seus respectivos professores. Os bolsistas puderam perceber as características diversas desses veículos, assim como a importância do estabelecimento de uma periodicidade fixa e de organizar comissões para gerenciar o conteúdo mantido e produzido. Uma variedade de exemplos de pautas foi assinalada: matérias especiais sobre temas diversos, entrevistas com estudantes e professores, calendário de eventos da escola, divulgação de trabalhos dos próprios alunos como a criação de poesias ou de fotografias, entre outras coisas. 

Participantes debateram assuntos diversos relacionados à Comunicação na Escola
A comunicação dentro do projeto Arte com Ciência foi outro assunto muito importante. O encontro procurou enfatizar o objetivo principal do Arte com Ciência, que é de criar culturas dentro das comunidades escolares e não somente de funcionar como um projeto de curto prazo. Para isso, é essencial que os integrantes saibam se comunicar e prezem pela integração total dos diferentes personagens do universo escolar a que pertencem. Com esse objetivo, os bolsistas pensaram nas propostas iniciais para a criação de uma Mostra Competitiva de Objetos Educacionais, a ser realizado no final do ano, antes da prova do vestibular da Universidade Federal de Sergipe. A Mostra buscaria incentivar a produção de objetos educacionais por parte dos alunos das escolas públicas atualmente inclusas no Arte com Ciência. Todas as propostas foram anotadas para serem posteriormente discutidas por toda a equipe.

Também para incrementar a comunicação interna do projeto, foi estabelecido a criação de grupos de email para cada colégio, algo já previamente determinado no plano de comunicação. Os bolsistas enviarão relatórios semanais de atividades, a fim de facilitar o intercâmbio entre bolsistas e equipe e entre os próprios bolsistas.




Um comentário:

  1. Tratar a educomunicação com esse destaque em um projeto científico é muito importante no âmbito da democratização da comunicação. Que essa semente se multiplique e que esse hábito cada vez seja mais comum.

    ResponderExcluir