Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

terça-feira, 26 de junho de 2012

Escolas do projeto definem calendário para a volta às aulas


Tendo em vista o fim da greve e o reinício das aulas – definido para o dia 2 de Julho -, a equipe do Arte com Ciência realizou hoje, dia 26 de Junho, uma série de reuniões com a diretoria e a coordenação de três dos quatro colégios participantes do projeto: Gumercindo Bessa, Comendador Calazans e Raimundo Mendonça. O objetivo principal dos encontros foi possibilitar o reestruturamento do calendário das escolas e do projeto, procurando sintonizar e harmonizar as atividades de ambos.

A realização das seguintes atividades do Arte com Ciência foi colocada em discussão para o posterior ajuste final junto com o calendário escolar: debates e palestras (palestra sobre o Enem, entre outras), workshops temáticos para professores e alunos, workshops para preparação das feiras de ciência, feira durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, programação de passeios e visitações. 

Reinício das aulas está programada para o dia 2 de Julho
Outro ponto abordado foi a produção dos objetos educacionais. Foi salientado que a produção desses objetos pelos alunos podem servir como trabalhos escolares das disciplinas do Ensino Médio. A proposta é que os professores utilizem essa ferramenta a favor do planejamento das suas aulas, incentivando os estudantes a realizarem seus próprios objetos. A produção desse tipo de conteúdo é bastante eficaz no sentido de incentivar o protagonismo dos estudantes e de instigá-los a se expressar das mais variadas maneiras, através de um produto em que o resultado final é o próprio conhecimento adquirido e compartilhado. É possível, inclusive, reaplicar esses objetos dentro das salas de aula pelos próprios professores. Além disso, a produção de um objeto educacional permite que o aluno adquira uma maior dimensão acerca daquele assunto ao relacioná-lo a situações práticas do dia-dia ou mesmo oferendo-lhe a capacidade de fazer interligações entre disciplinas diversas.

Reunião serviu para compatibilizar as atividades do projeto com o calendário escolar
Também foi sugerido que o projeto e as escolas dessem suporte aos estudantes interessados em participar do concurso temático de fotografia organizado pela FINEP este ano. O concurso, intitulado Prêmio FINEP Jovem Inovador – Energia Sustentável, está com suas inscrições abertas desde o dia 16 de Abril e se encerra no dia 16 de Agosto deste ano. Durante esse período, jovens de 14 a 18 anos de todo o Brasil poderão enviar seus trabalhos fotográficos relacionados ao tema “energia sustentável”. Os melhores trabalhos concorrerão a um prêmio no valor de R$ 2,5 mil. Saiba mais clicando aqui.

Em breve, publicaremos o calendário oficial das atividades do Arte com Ciência para o segundo semestre deste ano.

Jovens de 14 a 18 anos podem concorrer à premiação

Nenhum comentário:

Postar um comentário