Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Refinamento do logotipo Arte com Ciência

Devido à percepção de uma falta de proporção mais harmônica entre as letras presentes no logotipo, resolveu-se trabalhar em um refinamento para que a nova etapa do projeto, durante o ano de 2012, já se iniciasse com uma assinatura visual em novo desenho. 

Para isso, uma nova vetorização das letras foi feita, corrigindo a falta de proporção em cada uma delas, dando mais volume à área interna e diminuindo a importância das falhas presentes na letra. Essa última decisão facilita a leitura do logotipo especialmente em impressão em tamanhos menores. 
As mudanças podem ser observadas da figura abaixo. O “E“ e o “O“ foram as letras que sofreram mais alterações. O espacejamento da palavra “com” foi totalmente revisto e houveram letras que aumentaram de tamanho, adequando-se às demais. Outro detalhe, foi a perda de falhas em algumas das letras. 
Essa mudança também foi estratégica e permitiu que fossem gerados um pacote de imagens da marca, em diferentes extensões, assim como material de especificações. Permitindo que a marca seja aplicada por terceiros de forma ainda mais padronizada, caso surja a necessidade.
Clique na imagem comparativa abaixo para vê-la ampliada.


sábado, 25 de fevereiro de 2012

Professores do Gumercindo Bessa conhecem o Arte com Ciência


Ainda antes do Carnaval, no dia 13 de Fevereiro, o Arte com Ciência realizou sua segunda reunião de apresentação do projeto ao Colégio Gumercindo Bessa (Estância-SE), dessa vez para os professores da escola.  No dia 2 de Fevereiro ocorreu um encontro com a diretoria e a coordenação pedagógica do colégio, que a partir desse ano, fará parte do Arte com Ciência, se juntando ao Raimundo Mendonça (Indiaroba), Arabela Ribeiro (Estância) e Comendador Calazans (Santa Luzia do Itanhi), também participantes. A reunião contou com a presença de Laís de Souza, Saulo Barretto, Rafael Barboza e Rafael Santos, integrantes da equipe do Arte com Ciência, além dos educadores da escola. 

O coordenador do projeto pelo IPTI, Saulo Barretto, explicou aos professores de que forma funciona a atuação do Arte com Ciência, seu surgimento e seus principais objetivos a curto, médio e longo prazo. Foi explicada, por exemplo, a participação dos colégios nas feiras escolares anuais, que acontecem durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2012 – este ano a semana será entre os dias 15 e 21 de Outubro e terá como tema “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza” -. O funcionamento do processo de seleção dos bolsistas também foi mencionado, quatro estudantes serão escolhidos de acordo com critérios previamente elaborados. Além disso, comentou-se sobre a produção dos objetos educacionais a serem publicados posteriormente na plataforma Guigoh, de forma a criar uma rede coletiva de conhecimento direcionada aos alunos das escolas e produzida pelos próprios; sobre as palestras realizadas pelo Arte com Ciência que irão ocorrer durante todo o ano e a implementação do laboratório multimídia para o desenvolvimento de atividades e trabalhos. 

Gumercindo Bessa é o quarto colégio a participar do Arte com Ciência
Saulo Barretto acrescentou ainda que o projeto tem um caráter de produção colaborativa, ou seja, não é algo que pretende vir de cima para baixo, mas objetiva uma construção em que todos possam participar, tanto alunos, quanto professores e a própria equipe, dando ênfase justamente ao protagonismo dos estudantes na produção das atividades. O auxílio dos professores, nesse sentido, é fundamental, tanto por oferecer aos estudantes seus conhecimentos, como também pela oportunidade que eles terão em aprender e se envolver com uma linguagem criativa e lúdica proposta pelos alunos. 

Outro ponto importante que foi comentado é a capacitação tanto dos alunos quanto dos professores para a produção de alguns dos projetos, levando em conta que alguns deles serão submetidos a um edital e os trabalhos ganhadores terão suporte financeiro para o desenvolvimento das atividades. No final da reunião, os professores puderam fazer perguntas à equipe. Um dos educadores colocou como dúvida se a atuação do projeto no decorrer do ano não poderia atrapalhar as aulas e o rendimento dos alunos. De acordo com Saulo Barretto, um dos objetivos do Arte com Ciência é justamente de melhorar o desempenho do aluno, diminuindo a evasão escolar, aumentando sua participação na sala de aula e seu interesse pelo conhecimento, pela ciência e ainda criando debates sobre a questão ecológica.

No início do mês de Março será realizada uma terceira reunião no Gumercindo Bessa, dessa vez com os alunos do colégio dos turnos manhã, tarde e noite.

Professores puderam tirar suas dúvidas quanto ao projeto

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Produção dos objetos educacionais em Santa Luzia do Itanhi


Na segunda-feira desta semana, dia 13 de Fevereiro, o Colégio Estadual Comendador Calazans do município de Santa Luzia do Itanhi realizou a primeira reunião de planejamento dos objetos educacionais a serem produzidos pelos bolsistas do projeto. Com a presença da equipe do Arte com Ciência, representada no encontro por Saulo Barretto e Laís de Souza, a professora Osânia Fontes e as bolsistas Danila Carmo e Anne Caroline, além da colaboração do aluno Flávio dos Santos, os participantes discutiram a escolha do tema do primeiro objeto da escola.


Alunos têm a possibilidade de brincar com diferentes linguagens

Durante a reunião, foi salientado pelo coordenador do projeto pelo IPTI, Saulo Barretto, o caráter difusor da atividade: “A ideia é que alunos e professores das mais variadas escolas do estado também queiram fazer suas publicações e seus próprios objetos posteriormente”. Vale lembrar que os objetos educacionais serão publicados na rede de conhecimento coletivo Guigoh, desenvolvida pelo Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI). Os objetos procuram principalmente despertar o interesse dos alunos para o conhecimento, através de uma linguagem de fácil entendimento, atrativa e inventiva, utilizando, para isso, o auxílio das mais diversas ferramentas criativas disponíveis.

Bolsistas do projeto escolhem um tema para o primeiro objeto educacional

Em Santa Luzia do Itanhi, por exemplo, a hipótese de criar uma peça de teatro para falar sobre vírus foi considerada. No colégio Arabela Ribeiro de Estância uma animação gráfica sobre a primeira lei de Mendel já está sendo produzida, enquanto que em Indiaroba, na escola estadual Raimundo Mendonça, os bolsistas do projeto irão preparar um objeto educacional sobre nucléolo com o uso de imagens e da literatura de cordel – a primeira escolha, anteriormente, era de abordar a mitose, no entanto, por ser um assunto muito extenso, optou-se pela escolha de um conhecimento mais específico. 

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Panfleto para apresentação do Projeto Arte com Ciência

Na próxima segunda-feira, dia 13 de Fevereiro, acontecerá uma reunião com os professores do Colégio Estadual Gumercindo Bessa, localizado na cidade de Estância - Sergipe. Esse será o novo colégio participante do projeto e o encontro servirá para apresentar os objetivos, conceitos e atividades do Arte com Ciência para seus professores.

Foi elaborado um panfleto com o resumo de algumas informações, que será distribuído no dia da reunião. (clique na imagem para ampliar)


sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Colégio Raimundo Mendonça irá abordar o processo de mitose em seu objeto educacional


Dando continuidade ao desenvolvimento dos objetos educacionais que estão sendo produzidos pelas escolas participantes do Arte com Ciência, integrantes do projeto se reuniram no colégio Raimundo Mendonça (Indiaroba-SE) na quarta-feira, dia 8. Durante o encontro foi discutida a construção do primeiro objeto educacional da escola. Estiveram presentes o coordenador do projeto pelo IPTI Saulo Barretto, as professoras Neuma Sueli, Maria José Cardoso e Elenira Cardoso, além da aluna e bolsista Taís Celestina. 

O tema do objeto educacional será o processo de divisão celular conhecido como mitose, um dos conhecimentos fundamentais para o conteúdo programático de Biologia do Ensino Médio. Primeiramente, os alunos junto com o auxílio dos professores escolhem um tema bem específico associado aos assuntos vistos na sala de aula em qualquer disciplina. Posteriormente a isso, o objeto passa a ser desenvolvido com a utilização das mais diversas ferramentas disponíveis (animações gráficas, vídeos, edições de som e audio, por exemplo) disponíveis nos laboratórios de multimídia montados nas escolas, com o objetivo principal de transformar o conhecimento em algo lúdico e prazeroso de ser obtido.


Objetos são desenvolvidos com auxílio de ferramentas digitais

Durante a reunião, foi colocada em relevo a importância do comprometimento dos alunos com a realização dos objetos educacionais, afinal, eles são os protagonistas e principais construtores do projeto. A linguagem do conteúdo dos objetos, por exemplo, é adequada por eles, com o auxílio de um educador, assim como a definição das principais características do trabalho.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Arte com Ciência é apresentado ao Colégio Gumercindo Bessa

Na quinta-feira, dia 2 de Fevereiro, membros da equipe do Arte com Ciência foram até a Escola Estadual Gumercindo Bessa (Estância-SE) a fim de apresentar o projeto à diretoria e coordenação pedagógica do colégio. Ficou definido que no dia 13 de Fevereiro haverá uma apresentação para todos os professores da escola. Confira abaixo o registro do encontro: