Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Escolas do projeto realizam feiras escolares


No dia 13 de Abril, sob a promoção do projeto Arte com Ciência, foram realizadas feiras de arte, ciência e ecologia nos colégios Arabela Ribeiro (Estância), Raimundo Mendonça (Indiaroba) e Comendador Calazans (Santa Luzia do Itanhy). 

O objetivo destas feiras era promover um debate sobre a relação entre arte, ciência e ecologia, como referências para a elaboração dos projetos e dispositivos a serem expostos no segundo ciclo de feiras, em outubro de 2012. Para isso, vários dos projetos apresentados nas feiras de 2011 foram mostrados, em especial aos novos alunos destas escolas, provocando este debate e servindo de referência para aquilo que será desenvolvido ao longo de 2012.

Alunos do colégio Raimundo Mendonça

Em função do resultado das feiras de 2011, uma especial ênfase foi dada aos temas das energias renováveis e da importância da preservação dos mangues e manguezais. Os estudantes e professores presentes discutiram, então, a importância de uma maior consciência ambiental e uma maior sensibilização frente ao problema da degradação do meio ambiente, principalmente no local em que vivem, e como o projeto Arte com Ciência pode contribuir. A própria cidade de Indiaroba, assim como a de Santa Luzia do Itanhy, tem a pesca e a cata de caranguejo como uma das principais atividades locais.

Os trabalhos são confeccionados pelos alunos junto com o apoio dos professores

Os alunos do colégio Arabela Ribeiro, por exemplo, colocaram em destaque a utilização consciente do mangue, sem que haja desequilíbrio e agressão ao meio ambiente. Segundo um dos projetos apresentados, a missão do trabalho é a de ‘sensibilizar a comunidade indiarobense a fim de que respeitem o período do defeso (que é a época da reprodução desses crustáceos), o que os torna não apropriados para a captura, venda e consumo’. Aspectos culturais também foram discutidos e expostos, como a gastronomia derivada desse ecossistema. No Colégio Comendador Calazans também foi ressaltada a urgência de uma maior conscientização para a preservação dos mangues e manguezais. Em Estância, no Raimundo Mendonça, projetos como o ‘Na Rota do Manguezal’ buscavam chamar atenção para as características, interações, valor social e o processo de degradação ocorrido nesses ambientes.

Feira no colégio Comendador Calazans

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Reunião - 19/04/12


Nesta quinta-feira, dia 19 de Abril, a equipe de coordenadores e bolsistas do Ensino Superior do projeto se reuniu no NUPEG-SE (Núcleo Regional em Competência em Tecnologia de Petróleo, Gás e Biocombustíveis de Sergipe), localizado na UFS. Estiveram presentes Saulo Barretto, Edilson Divino, Maria Helena Zucon, Maikon Thiago, Rafael Barboza,Laís de Souza, Rafael Santos, Lucyana Mendonça, Leonardo Almeida e Maria José. Consta abaixo algum dos pontos debatidos durante o encontro:

- Discussão do workshop disciplinar realizado no Gumercindo Bessa no dia 14 de Abril.

- Discussão dos dispositivos em desenvolvimento. Rafael Santos (Matemática) expôs os esboços iniciais do que pode se tornar um dispositivo sobre o uso do fogão solar.

- Divulgação das revistas nas escolas.

- Conclusão dos primeiros objetos educacionais nas escolas Arabela Ribeiro (Estância), Raimundo Mendonça (Indiaroba) e Comendador Calazans (Santa Luzia do Itanhi) – até o dia 03/05.

- Realização da 2ª Regata Ecológica durante a semana do Meio-Ambiente com os alunos de Santa Luzia.

- Organizar visita dos bolsistas ao Museu da Gente Sergipana.

- Realizar reunião entre professores para reaplicar as oficinas realizadas no Gumercindo Bessa.

- Realizar reuniões nas três escolas de 2011 apenas com alunos e professores que produziram os dispositivos das feiras do ano passado, para que eles apresentem os dispositivos a serem desenvolvidos e seja discutido o que precisa ser aprofundado teoricamente, cientificamente e quanto à relação entre arte, ciência e ecologia, visando as feiras deste ano.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Projeto Arte com Ciência realiza III Workshop Transdisciplinar de Arte, Ciência e Ecologia


No dia 14 deste mês de Abril, o Colégio Estadual Gumercindo Bessa (Estância-SE) recebeu o III Workshop Transdisciplinar de Arte, Ciência e Ecologia. Os mini-cursos, divididos entre Geologia e Paleontologia (Maria Helena Zucon), Ecologia de campo (Edilson Divino), Arte e Design (Dândolo Santos), Matemática (Rafael Santos) e Comunicação (Rafael Barboza) foram direcionados aos professores da escola.  Paralelamente, ocorreu também a Oficina de Cultura Digital de 2012, ministrada pelo bolsista do projeto Maikon Thiago Silva e destinada aos estudantes, com a abordagem dos seguintes temas: Linux e noções básicas de hardware, vídeo e blog, áudio e criação de webradio e animação gráfica. Os encontros de capacitação aconteceram na própria escola. Abaixo pode-se encontrar o relato de algumas das atividades realizadas.

Na Oficina de Matemática, por exemplo, foi mostrado primeiramente como utilizar um software matemático para auxiliar no aprendizado de trigonometria. O Software se chama GeoGebra, um projeto livre com apoio internacional. O mais interessante é que os três professores envolvidos já tinham ouvido falar da ferramenta, porém nunca tinham planejado atividades didáticas com o programa. Após a oficina percebeu-se o entusiasmo de cada um para conseguir colocar aspectos computacionais dentro da sala de aula. Um dos objetos educacionais em desenvolvimento na escola Arabela Ribeiro (Indiaroba-SE) também foi discutido, o Jogo de Cartas de Trigonometria. Os professores ficaram igualmente animados em poder mostrar o jogo aos seus alunos nas salas de aula.


Oficina de Matemática com o bolsista do projeto Rafael Santos.

Durante a oficina de Arte e Design, o encontro objetivou ressaltar a importância da valorização da arte no ensino, tanto no nível Fundamental como no médio, a fim de enriquecer o vocabulário visual dos alunos. Foi colocado também que a arte cumpre um papel social fundamental, servindo como fator de questionamento, muitas vezes gerando inovação e criatividade. Foi explicada a definição de design, como ele se configura atualmente e qual a sua relação com a arte. Em seguida, um debate foi proposto, com partipação efetiva das sete professoras participantes, compartilhando experiências pessoais. Um ponto negativo foi o atrasado demasiado causado por uma falha no equipamento - até que o novo computador chegasse, houve um atraso considerável e a exibição de vídeos sofreu uma redução considerável.

Oficina de arte tratou da valorização da arte no Ensino Fundamental e Médio.

Os professores também tiveram a oportunidade de debater a influência dos meios de comunicação na escola, seus benefícios, malefícios e os possíveis usos educacionais das ferramentas e veículos disponíveis. Durante a oficina de Comunicação, foi apresentado alguns conceitos sobre a função dos meios de comunicação na sociedade, o que provocou debates dos mais diversos acerca do tema. Os educadores foram apresentados a alguns vídeos que exemplificavam a utilização de blogs e de jornais produzidos de maneira amadora pelos próprios alunos de escolas no restante país. Além disso, foi discutida a importância de se estabelecer uma comunicação eficiente dentro de um ambiente organizacional e debatido o uso de blogs, boletins informativos, folhetins, entre outras ferramentas disponíveis para o melhor uso da comunicação.

Meios de comunicação e seu uso educacional foi um dos temas da oficina de Comunicação.

Já no mini-curso de Cultura Digital foi exposto um pouco da história da criação do Linux, além de explicações sobre a utilização de sua interface e as diferenças principais entre esse sistema operacional e o Windows. No tema ‘Noções básicas de hardware’, os participantes foram apresentados às peças que compõem o computador e as suas funções. Além disso, a edição de áudio e vídeo e a criação de blogs também foi discutida. Por ser uma tema corriqueiro no cotidiano dos alunos, teve uma grande participação dos estudantes, curiosos para saber como criar um vídeo, o que foi explicado passo a passo. Alguns softwares de edição também foram mostrados. Durante a oficina, os alunos criaram um vídeo falando sobre o blog que será posteriormente publicado no blog da escola, também produzido durante o encontro.

Oficina de Cultura Digital direcionou-se aos alunos.

No povoado de Crasto aconteceu o curso de capacitação em ecologia do campo, que contou com a participação de cinco professores. Nesta capacitação, ministrada pelo professor Edilson com a ajuda do estudante Valdon, os docentes puderam conhecer mais sobre o bioma Mata Atlântica e a espécie de abelha Melipona scutellaris, uma espécie de abelha nativa que apresenta várias funções ecológicas importantes, dentre elas podemos mencionar os serviços de polinização, que é de fundamental importância para a manutenção da harmonia no ecossistema. Em seguida foi apresentada a diversidade de espécies que existem no Brasil, fazendo uma ponte entre a ocorrência de cada espécie com as fito fisionomias onde elas ocorrem, associando questões biológicas destes organismos com a antropização dos ecossistemas e o risco de extinção existente. Por fim, os professores discutiram as diversas atividades extracurriculares que possam ser feitas na localidade e como essas atividades podem contribuir na formação socioambiental dos discentes.

Mini-curso sobre ecologia de campo
A Geologia e a Paleontologia também foi um dos temas do workshop. A oficina foi ministrada pela professora e coordenadora da área Maria Helena Zucon, que foi acompanhada pelos bolsistas Leonardo Almeida e Lílian Lima. Cinco professoras do colégio Gumercindo Bessa das seguintes áreas estiveram presentes: Biologia, Geografia, Educação Física e Pedagogia. Foi realizada inicialmente uma dinâmica de interação entre os ministrantes e os participantes, tendo como proposta a reflexão sobre a importância da Paleontologia e Geologia para o processo de ensino e aprendizagem, enfatizando as contribuições para as feiras de ciências a serem realizadas no decorrer do projeto Arte com Ciência. Após a dinâmica, foi feita a construção da Linha do Tempo Geológico, que contém a evolução dos seres vivos ao longo de 4,5 bilhões de anos da história do planeta. Os 4,5 bilhões de anos foram transpostos em 4,5 metros de cartolina, onde foram concebidos e desenhados pelos próprios professores os principais eventos biológicos desse tempo. A oficina foi finalizada com uma reflexão sobre a importância deste recurso didático no ensino das ciências e uma atividade foi planejada: a construção de uma linha do tempo similar a ser exposta no próprio Colégio Gumercindo Bessa.

Linha do tempo geológica produzida durante oficina

Foi reforçada a importância do estudo sobre a geologia e a paleontologia
     


terça-feira, 10 de abril de 2012

Panfletos para divulgação dos próximos eventos Arte com Ciência: III Workshop Transdiciplinar e Oficinas de Cultura Digital

Dois eventos do projeto Arte com Ciência irão acontecer em breve, envolvendo todas as escolas participantes.

O primeiro deles é o Terceiro Workshop Transdisciplinar de Arte, Ciência e Ecologia. Nesse evento, que acontecerá no próximo sábado, dia 13/04, no Colégio Estadual Gumercindo Bessa (Estância/SE), serão ministrados mini cursos para os professores interessados de cada escola. Entre os temas propostos para tais cursos estão Geologia e Paleontologia, Arte e Design,  Física e Comunicação. O segundo evento, são as Oficinas de Cultura Digital de 2012, que estarão divididas em quatro: Linux e noções básicas de hardware; vídeo e blog; áudio e criação de webradio; e animação gráfica.

Para a divulgação, foram elaborados dois panfletos para serem distribuídos. Eles seguem o mesmo padrão estético pois tratam da divulgação de eventos relacionados e que precisam da ficha de inscrição anexada.
Clique nas imagens abaixo para vê-las ampliadas: