Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

quinta-feira, 19 de julho de 2012

IV Workshop Transdisciplinar - Primeira etapa


O IV Workshop Transdisciplinar do Arte Com Ciência começou às 8h30 do dia 14 de Julho, no Centro de Convenções de Indiaroba, com a participação dos professores dos colégios Raimundo Mendonça (Indiaroba) e Comendador Calazans (Itanhi). A proposta principal é o aperfeiçoamento dos docentes na elaboração de projetos. No sábado, as seguintes oficinas foram ministradas: Física, Química, Ecologia de Campo, Arte e Design, Paleontologia e Geologia. O IV Workshop Transdisciplinar irá acontecer também no próximo dia 21 de Julho, nos mesmos moldes da edição anterior, mas dessa vez direcionada aos professores dos colégios Arabela Ribeiro e Gumercindo Bessa, localizados em Estância.

Cada uma das áreas cobertas proporcionaram a expansão do conhecimento interdisciplinar dos docentes, demonstrando formas diferentes de construir conhecimento, além de direcioná-los para a criação de projetos que buscavam a união de disciplinas e campos do conhecimento diversos.

A Oficina de Arte e Design, por exemplo, ministrada por Dândolo Santos, teve como objetivo atentar para a importância da arte como ferramenta de construção de senso estético e vocabulário visual. Outro ponto abordado foi a necessidade de incluir a arte como elemento de finalização e sensibilização nos projetos, tornando-os sempre interdisciplinares. 

Workshop objetivou aperfeiçoar os docentes na elaboração de projetos

Na oficina de Paleontologia e Geologia, foram discutidos temas como o estudo dos fósseis sergipanos. Leonardo Almeida, ministrante da oficina, salientou a diversidade de ferramentas existentes para se trabalhar assuntos relacionados à área, como os recursos audiovisuais, fotografias sequenciais e desenhos computacionais, entre outros.

No próximo dia 21, os monitores seguem para a cidade de Estância para dar continuidade à segunda etapa do Workshop.

A Paleontologia e a Geologia foram temas do Workshop

Nenhum comentário:

Postar um comentário