Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

segunda-feira, 23 de julho de 2012

IV Workshop Transdisciplinar - Segunda etapa


No dia 21 de Julho, o Arte com Ciência deu continuidade ao IV Workshop Transdisciplinar, ocorrido nos mesmos moldes da edição anterior, direcionada aos professores dos colégios Raimundo Mendonça (Indiaroba) e Comendador Calazans (Itanhi). Dessa vez, os docentes das escolas de Estância puderam participar das mais diversas oficinas, objetivando o aperfeiçoamento na elaboração de projetos, através da união entre disciplinas e campos do conhecimento variados, resultando em uma experiência de interdisciplinaridade e troca de saberes. As seguintes oficinas foram ofertadas: Ecologia de Campo, Geologia e Paleontologia, Arte e Design, Comunicação e Física.

O coordenador do projeto pelo IPTI, Saulo Barretto, também se reuniu com os docentes das duas escolas. Durante o encontro, a equipe do projeto, junto com os professores, discutiram diversos temas relacionados à importância do aperfeiçoamento contínuo do ensino nas escolas sergipanas. A integração dos objetos educacionais como parte de uma nova cultura escolar - melhor adaptada às ferramentas tecnológicas disponíveis e ao universo de interesse dos alunos - foi um dos temais mais debatidos.  Hoje, vários pesquisadores da área atestam a eficácia do uso dos objetos educacionais nas salas de aula, tanto a partir da produção colaborativa entre alunos e professores, como também da exibição desses objetos produzidos como parte do conteúdo programático. 

Saulo Barretto com os docentes das escolas de Estância participantes do projeto
Após o encontro, os professores seguiram para as oficinas escolhidas conforme a preferência e área de interesse de cada um.  Durante o workshop de Ecologia de Campo, por exemplo, os professores puderam conhecer as funções ecológicas de uma espécie de abelha e a sua importância para o equilíbrio ambiental, fazendo uma ponte com diversos outros assuntos similares. Já na oficina de Comunicação, os professores discutiram os elementos da comunicação existentes durante o processo de ensino, muitas vezes despercebidos. A importância de se comunicar bem e a característica colaborativa dos projetos e dos objetos educacionais foram temas analisados através do contexto educativo ao qual os docentes estavam inseridos.

Participantes da oficina de Geologia e Paleontologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário