Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Isaac Roitman em palestra no Colégio Arabela Ribeiro


“Uma viagem pela ciência”, este foi o tema da palestra realizada pelo professor universitário e pesquisador Isaac Roitman, membro da Academia Brasileira de Ciências, convidado do projeto Arte com Ciência. Ex-reitor da Universidade de Mogi das Cruzes e ex-diretor do Centro de Biociências e Biotecnologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense, Isaac Roitman acredita na capacidade da ciência em fazer com que compreendamos melhor o mundo e na contribuição do conhecimento para o alcance de um melhor desenvolvimento humano.

O evento, parte do Circuito de Palestras do Arte com Ciência, aconteceu no Colégio Arabela Ribeiro, às 19h do dia 24 de Agosto, uma sexta-feira. Estiveram presentes estudantes do Ensino Médio dos três turnos da escola. Durante o encontro, o palestrante despertou o interesse e a curiosidade dos jovens pelas ciências, através da redescoberta de diversos nomes importantes. Do químico Antoine Lavoisier ao bacteriologista Carlos Chagas, Isaac Roitman promoveu uma verdadeira viagem pela ciência, como menciona o próprio título da palestra. Aproveitou ainda para lembrar aos alunos que o estudo científico começa desde cedo, ainda na escola, pois os estudantes são plenamente capazes de descobrir, compreender e analisar as coisas que os rodeiam. 

Isaac Roitman falou sobre a importância da ciência para a compreensão do mundo

Uma dúvida comum dos jovens relacionava-se ao percurso que eles deveriam seguir para se tornarem cientistas. O palestrante mencionou alguns projetos e instituições nesse sentido, como o CNPQ, o CAPES, o Ciência Sem Fronteiras, a FAPITEC em Sergipe e também os programas voltados para o aluno do Ensino Médio. Para saber mais sobre esses programas, o Arte com Ciências selecionou alguns links importantes:

CNPq – www.cnpq.br
CAPES – www.capes.gov.br
Ciência sem Fronteiras – www.cienciasemfronteiras.com.br
FAPITEC/SE – www.fapitec.se.gov.br

Estudantes puderam conhecer melhor os programas de iniciação científica

Nenhum comentário:

Postar um comentário