Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

domingo, 26 de agosto de 2012

Projeto é apresentado a 17 escolas do Ensino Médio Inovador


A sexta-feira, dia 24 de Agosto, foi um dia importante para o Arte com Ciência. Nesse dia, pela manhã, integrantes da organização do projeto (Saulo Barretto, pelo IPTI, Edilson Divino, pela UFS e Ronaldo Nunes, pela Secretaria Estadual da Educação) se reuniram com 17 escolas integrantes do Ensino Médio Inovador. O encontro ocorreu no auditório do Museu da Gente Sergipana e contou ainda com a participação da primeira-dama do estado, Eliane Aquino.

A reunião, que teve como objetivo a expansão do projeto Arte com Ciência para outras escolas da rede estadual de ensino em Sergipe, seguiu-se ao encontro do dia 31 de Julho, ocorrido no auditório da própria SEED, contando com a participação dos Diretores das Regionais e dos técnicos do Departamento de Educação. Dessa vez, as 17 escolas do Ensino Médio Inovador, através da presença de diretores e alguns estudantes dos colégios, puderam conhecer os eixos principais de sustentação do Arte com Ciência, como a produção dos objetos educacionais, as feiras escolares anuais, as palestras realizadas nas escolas e a elaboração dos dispositivos, além dos objetivos mais abrangentes, como o incentivo ao protagonismo estudantil e o aproveitamento educativo das novas tecnologias para a construção e o compartilhamento do conhecimento. “O Projeto Arte com Ciência leva para a escola a possibilidade do aluno utilizar a tecnologia como recurso pedagógico. O próprio aluno passa a ser o autor da sua própria aprendizagem. À medida que o estudante assimila e constrói esse conhecimento, também abre novos leques, o olhar amplia”, declarou Nádia Cardoso, Diretora de Educação de Aracaju.

O encontro aconteceu no Museu da Gente Sergipana

Para falar sobre o envolvimento do projeto com as escolas, foram convidadas as próprias diretoras dos colégios. Outra contribuição muito importante e enriquecedora partiu dos próprios estudantes. Durante o encontro, os bolsistas Douglas Araújo (Arabela Ribeiro), Taís Celestino (Raimundo Mendonça) e Cintia Lima (Gumercindo Bessa) tiveram a oportunidade de falar sobre suas atividades no projeto, os obstáculos ultrapassados e o conhecimento apreendido ao longo do tempo. Para Edilson Divino o projeto Arte com Ciência permite que aos estudantes uma maior participação do mundo que está ao seu redor: “A escola se torna um meio de comunicação a partir de uma rede horizontal de difusão do conhecimento. Atualmente, trabalhamos com quatro escolas da região Sul sergipana e acreditamos que este é o momento para expandir para outras escolas dentro do estado, pois já temos resultados positivos suficientes para mostrar que existe uma clara melhoria da aprendizagem e da qualidade da escola em relação à aprendizagem do aluno”.

Estudantes deram depoimento sobre envolvimento com as atividades do projeto

No final do encontro, também foram apresentados alguns vídeos contando com o depoimento de professores e estudantes. Alunos das escolas do Ensino Médio Inovador também estiveram presentes e contribuíram com novas sugestões. A motivação em aprender e de construir conhecimento era facilmente perceptível em cada fala. 

Bolsistas do projeto falaram sobre suas experiências

Diretoras dos colégios Arabela Ribeiro, Gumercindo Bessa e Raimundo Mendonça

Programa Ensino Médio Inovador

O Programa Ensino Médio Inovador surgiu como uma forma de incentivar as redes estaduais de educação a criar iniciativas inovadoras para o ensino médio. A intenção é estimular as redes estaduais de educação a pensar novas soluções que diversifiquem os currículos com atividades integradoras, a partir dos eixos trabalho, ciência, tecnologia e cultura para melhorar a qualidade da educação oferecida nessa fase de ensino e torná-la mais atraente.

Em Sergipe, 17 unidades de ensino da rede estadual serão contempladas com o programa, resultando no benefício a mais de 15 mil alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário