Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Laboratórios multimídia do Arte com Ciência estão completos

Com a chegada dos novos equipamentos de áudio e a instalação do mobiliário, os laboratórios multimídia dos colégios integrantes do Arte com Ciência estão agora completos. As quatro escolas envolvidas já podem fazer uso desse maquinário presente de forma integral. Os laboratórios irão permanecer no ambiente colegial, sob os cuidados dos coordenadores e para o uso pedagógico junto com os estudantes. A partir desse incremento, os alunos ganham mais um reforço na possibilidade de desenvolver vídeos, gravações em áudio e animações, além das atividades relacionadas ao projeto, como os objetos educacionais e os trabalhos para as feiras escolares da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Fazem parte do acervo atual de cada laboratório: filmadoras (1), câmeras digitais (1), projetores (1), impressoras (2), CPU (3), monitores (5), modems (1), estabilizadores (2), caixas de som (1), gravadores (1), mesas de som (1), microfones (2), fones de ouvido (2). Ao todo, são oferecidos, portanto, 4 filmadoras, 4 câmeras digitais, 4 projetores, 8 impressoras, 9 CPU, 20 monitores, 4 modems, 8 estabilizadores, 4 caixas de som, 4 gravadores, 4 mesas de som, 8 microfones e 8 fones de ouvido. Além dos equipamentos digitais, também foram disponibilizados móveis para serem instalados nas salas.

Seja no processo educacional em um âmbito mais geral ou mesmo na relação entre professor e aluno, as novas tecnologias são elementos presentes e influentes em todas as esferas da educação. Nesse sentido, o projeto Arte com Ciência acredita no uso benéfico das ferramentas tecnológicas e no seu potencial em serem utilizadas para a melhoria do aprendizado. Muito mais do que simples objetos de consumo, as câmeras digitais, os celulares e os computadores podem ajudar a construir uma nova cultura escolar, em que os estudantes passam a se tornar construtores ativos do conhecimento.


As câmeras filmadoras são um dos instrumentos mais utilizados pelos alunos 

Não só o modo de pensar a educação tem mudado com as transformações surgidas ao longo dos anos, mas toda a dinâmica social e cultural. Não se trata, por outro lado, de simplesmente se render às rápidas transformações que o mundo impõe, mas sim de perceber a riqueza de possibilidades oferecidas pelos recursos tecnológicos no ambiente escolar. Para Hosana, coordenadora pedagógica do Colégio Gumercindo Bessa, “os laboratórios do projeto são muito importantes no sentido de abrir espaço nas escolas para novos conhecimentos e novas tecnologias. A tecnologia é aliada de todas as outras ciências. Ela nos remete a um universo à frente do tempo e é algo que chama muita atenção dos alunos”.

Para José Ronaldo, estudante do Colégio Arabela Ribeiro e bolsista do projeto, a tecnologia tem sido uma nova maneira de complementar o aprendizado na sala de aula: “O uso do laboratório faz com que a gente saia daquele esquema normal que é somente do professor falando, ele vem para ajudar os alunos e também os professores nesse sentido. Tudo isso torna os alunos muito mais interessados. Torna o conteúdo mais divertido, mais agradável”. 

Com auxílio da tecnologia, estudantes produzem seu próprio conhecimento

É interessante perceber que os estudantes deixam, portanto, de ser receptores passivos do conteúdo, passando então para uma relação mais colaborativa e entusiasmada dentro do ambiente escolar, auxiliando, inclusive, os seus próprios professores a produzirem suas aulas. No Colégio Gumercindo Bessa, por exemplo, alguns professores já buscam os alunos para que esses, tão familiarizados com as novas tecnologias, produzam conteúdos para serem apresentados em salas de aula para toda a turma. A participação dos educadores em todo esse processo é igualmente fundamental. As tecnologias não objetivam substituir as leituras e as discussões em salas de aula, fundamentais para o ensino, mas sim se transformar em uma poderosa ferramenta de ensino e aprendizado. Dessa forma, os estudantes ganham mais autonomia e motivação e os professores recebem a ajuda de uma nova ferramenta didática.

As quatro escolas do projeto recebem um laboratório

Alguns dos softwares utilizados pelos alunos em seus trabalhos são o GIMP, BrOffice, OpenShot, MovieMaker, DJ Console, entre outros. Maria Tainá, estudante do colégio Gumercindo Bessa, declara que com a prática e também com as oficinas disponibilizadas pelo projeto, aprendeu a mexer no Linux e em seus programas. Para ela, “a tecnologia ajuda a gente a entender o que é passado em sala de aula”. Elenira Cardoso, diretora do Raimundo Mendonça, acredita que “os laboratórios, além de mantê-los atualizados no mundo, vão ajudar os alunos a produzirem seus próprios conhecimentos”. Por meio da internet, o conhecimento se torna também mais facilmente compartilhável. Baseado nessa possibilidade é que surgiu o Guigoh, rede de troca de conhecimentos idealizada pelo IPTI com o intuito de criar um ambiente de publicação de objetos educacionais das escolas da rede de ensino pública em Sergipe.

É importante salientar que a simples presença por si dos mais atualizados equipamentos não significa o bom uso desses recursos. O esforço do colégio, dos professores e dos coordenadores, em motivar e direcionar os estudantes a utilizar esses equipamentos de uma maneira proveitosa e educacional, transformando-as em ferramentas úteis para o ambiente educacional, também são muito importantes. Os trabalhos das oficinas de capacitação para os docentes e também para os estudantes contribuem muito para o uso mais proveitoso das tecnologias nas escolas e são fundamentais nesse sentido.

Os equipamentos de áudio e os móveis completaram os laboratórios


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