Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

V Workshop Transdisciplinar – Elaboração e Planejamento de Feiras Escolares


Desde os primórdios da humanidade, o homem procura compreender a si mesmo, aos outros e a tudo aquilo que os rodeia. Da internet às novas formas de captação de energia, quase tudo que está presente em nosso dia-dia é fruto dessa tentativa de buscar cada vez mais o conhecimento. Em Outubro de 2012, o Arte com Ciência promove aos estudantes das quatro escolas participantes do projeto mais uma oportunidade de compreender e desvendar os mistérios do nosso mundo. É a “Feira de Arte, Ciência e Ecologia”, prevista para os dias 16 a 19 de Outubro e realizada anualmente durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, um dos eventos mais importantes do país.

No sábado, dia 25 de Agosto, foi dado os primeiros passos. Integrantes do Arte com Ciência se reuniram com diretores e professores dos quatro colégios participantes (Arabela Ribeiro, Comendador Calazans, Raimundo Mendonça e Gumercindo Bessa), para realizar o V Workshop Transdisciplinar – Elaboração e Planejamento de Feiras Escolares. O workshop aconteceu na cidade de Estância, mais especificamente no Colégio Arabela Ribeiro. Edilson Divino, representante da Universidade Federal de Sergipe, salientou os principais aspectos e objetivos da Feira, como forma de direcionar os esforços a uma meta em comum, que é a de incentivar a cientificidade dos alunos, junto com outras preocupações sociais e ambientais. 

Os quatro colégios deram o primeiro passo para a realização da Feira em Outubro

No ano passado, em 2011, a Feira obteve ótimos resultados e grande participação do público, não só das escolas, mas de todas as comunidades locais. Para esse ano, espera-se que a repercussão seja ainda maior e o envolvimento das escolas ainda mais dinâmico. Durante o encontro, que por parte do Arte com Ciência, teve a participação, além dos seus bolsistas nos colégios, dos coodenadores do projeto Edilson Divino, Rafael Santos, Rafael Barboza, Laís de Souza, Lucyana Mendonça, Leonardo Almeida, Lílian Lima e Rafael. Após a conversa com o professor Edilson Divino, foi feita a divisão em grupos, a fim de já encaminhar as primeiras ideias para os projetos. Alguns temas de trabalhos já surgiram, como o reaproveitamento da água de chuva, os barcos de fogo, a energia solar, transformação de energia térmica, entre outros temas diversos.


Professores e alunos se dividiram em grupos

Todos os alunos do Ensino Médio são convidados a participar. Para esta edição, o projeto Arte com Ciência aposta na interdisciplinaridade, em que diversos campos do conhecimento se agrupam e se auxiliam para trabalhar um determinado assunto. Além do aspecto criativo, é igualmente importante que os trabalhos apresentem fundamentação científica, buscando explicar o que está sendo exposto através das lentes das diversas ciências. A discussão socioambiental também deve estar relacionada. Os professores estarão à disposição e estes são peças fundamentais na elaboração dos trabalhos. Estudantes do Ensino Fundamental poderão fazer parte dos grupos, desde que acompanhados de alunos do Ensino Médio. 

Um dos objetivos da Feira é aliar o conhecimento tanto dos professores como dos alunos

O Arte com Ciência disponibiliza também a oportunidade de financiamento para 26 projetos, os quais serão selecionados por uma banca especializada. O modelo de elaboração de projetos estará disponível no blog www.artecomciencia-ipti.blogspot.com e deve ser enviado até o dia 25 de Setembro. Trabalhos cadastrados após essa data não poderão ser contemplados, no entanto, continuam participando da Feira. Os critérios de julgamento se baseiam nos três eixos arte, ciência e ecologia e na clareza da metodologia desenvolvida. Aqueles projetos que forem aprovados ganharão auxílio financeiro para o desenvolvimento do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário