Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Colégio Gumercindo Bessa - Feira de Arte, Ciência e Ecologia


O Colégio Gumercindo Bessa foi palco do primeiro dia da Feira de Arte, Ciência e Ecologia. Tendo ingressado no projeto Arte com Ciência em 2012, esta é a primeira participação da escola na Feira. O inidetismo da experiência, no entanto, ao invés de assustar, parece ter aumentado ainda mais o interesse e a capacidade criativa dos alunos que participaram das atividades. 

Nos corredores e nas salas, o público – em torno de mil pessoas ao longo do dia foram prestigiar o evento – pôde ver trabalhos como o de Jackson do Nascimento, estudante do terceiro participante do projeto “Tratamento natural e reaproveitamento de águas residuais”. Para ele, uma das principais características da Feira é a preocupação em conscientizar os alunos e todos os participantes acerca dos problemas ambientais existentes e, ainda, propondo soluções alternativas. A equipe do seu grupo fez uma maquete da cidade de Estância, apontando alguns problemas referentes ao saneamento básico da região e o que poderia ser feito para mudar este quadro.


Os estudantes foram os protagonistas da Feira

Um dos aspectos mais interessantes observados na Feira do Colégio Gumercindo Bessa foi a preocupação dos alunos em elaborar trabalhos que tivessem ligação direta com o próprio ambiente escolar ao qual pertenciam. O trabalho “Horta Orgânica”, por exemplo, construiu uma horta em uma das áreas do colégio, com plantações de batata doce, capim santo, alface, hortelã, entre outras. “Este lugar e tudo isso que estamos vendo é uma outra sala de aula. Um dos principais objetivos da Feira é justamente fazer com que os alunos entendam como atua um cientista”, declarou Leonardo Almeida, componente da equipe do Projeto Arte com Ciência.

Para o projeto, este cientista também precisa igualmente deter a consciência ambiental necessária para criar formas mais justas e respeitosas de lidar com a natureza. Os trabalhos apresentados se fundamentavam em três eixos: arte – capacidade criativa -, ciência – fundamentação científica - e ecologia – preocupação ambiental e social. Outro trabalho semelhante foi o “Rio Piauí e pH das suas águas”, que monitorou a qualidade das águas do Rio Piauí através de testes de pH.


Objetos feitos a partir da reciclagem de papel

Outros projetos se destacaram por sua grande criatividade visual, como o trabalho “Reaproveitamento de materiais: Lixo ou Luxo”, que expôs alguns produtos feitos a partir da reciclagem de papel ou mesmo o grupo “Biscuit em sabonete”, que elaborou bonecos em massa com a utilização de sabonetes inutilizados. O projeto “Petróleo: Energia, tecnologia e sustentabilidade” ganhava atenção logo no corredor por suas pinturas na parede de mapas de reservas petrolíferas no estado sergipano, indicando dados sobre o consumo e a extração dessa fonte de energia, além da discussão sobre as preocupações ambientais advindas.


A horta feita pelos estudantes continuará no colégio para ser usada em aulas

A diretora do Gumercindo Bessa, Aparecida Santos, ficou bastante contente com o resultado da Feira: “Já realizávamos uma feira antes no colégio, mas mais voltada para a cultura. Esta é a nossa primeira feira científica. O corpo docente e discente está muito feliz com os resultados obtidos. Percebe-se facilmente que o evento despertou a curiosidade científica dos alunos por temas, inclusive, da sua própria região”. A escola convidou ainda outros colégios para presenciar os trabalhos: SESI/SENAI, Escola Maria Izabel, Escola César Leite, Escola João Nascimento, entre outras. 

Equipe do Arte com Ciência avalia os projetos

Futuramente, alguns dos projetos apresentados serão transformados em dispositivos para museu

Nenhum comentário:

Postar um comentário