Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Feira de Arte, Ciência e Ecologia no Gumercindo Bessa está em andamento

Desde as 9 horas da manhã, a primeira edição da Feira de Arte, Ciência e Ecologia do Colégio Gumercindo Bessa está acontecendo nas imediações da escola. Diversos trabalhos, resultado do esforço e da criatividade dos estudantes, podem ser vistos. O grupo "Papéis Reutilizáveis", por exemplo, exibe diversos objetos feitos apenas a partir da reutilização do papel. Esses produtos podem ser vistos nas imagens abaixo. Um dos objetivos da Feira do Arte com Ciência é aliar a fundamentação científica ao elemento artístico, gerando trabalhos que criam e difundem conhecimeno, ao mesmo tempo que prezam pela beleza visual e o incentivo à criativiadedos alunos. Outro exemplo é o trabalho Biodecompositor Orgânico, intrumento reproduzido pelos próprios estudantes, que motra de maneira simples uma forma alternativa e limpa de adubar o solo, sem utilização de agrotóxicos ou químicos, oferecendo assim um alimento mas saudável para aspessoas. Para Kristielle Júlia, estudante do terceiro ano, a feira promove a importância da consciência ambiental.

É comum ver nestes trabalhos a discussão de novas formas de aproveitar a natueza para o bem social, não só deixando de causar danos, mas além disso contribuindo diretamente para o seu desenvolvimento. Os estudantes acabam aprendendo que a naturea faz parte da nossa própria humanidade, em que é fundamental o respeito pelos diversos organismos naturais do mundo.

Nas mãos de Flávio, também estudante do terceiro ano, o lixo, por exemplo, é capaz de se transformar em objetos úteis, ao invés de ser estocado aos montes e sem nenhum cuidado. Alguns trabalhos lidam diretamente com a comunidade, como o projeto sobre o pH do Rio Piauí, o qual é bastante importante para a cidade de Estância. Os alunos visitaram o próprio rio e lá fizeram experimentos para analisar a qualidade da água. Perceberam não só a presença de animais já mortos, como também que o pH do rio não estava em equilíbrio.

A feira do Gumerindo continua até o turno da noite. Aqui, novas possibilidades de conhecimento são criadas e os alunos se tornam capazes de serem os próprios autores da sua aprendizagem, compartilhano o que aprendeu com o restante da escola. Abaixo, selecionamos algumas fotos feitas no turno da manhã dos trabalhos exibidos. A câmera utilizada não fornece o melhor tipo de imagem, no entanto, brevemente teremos um relato mais completo sobre a Feira, que ainda ocorre no Raimundo Mendonça no dia 18 e no Arabela Ribeiro no dia 19.





8 comentários:

  1. Apenas isso. Poucas fotos! Tinha mais exposisição interessante. Por que não colocou mais fotos. Os alunos do gumercindo mostram que são criativos e se preocupam com o meio ambiente. Deveriam explorar mais fotos. Estava muito bonito e interessante. Quem visitou, acredito que concorda comigo. Espero que coloquem mais fotos e façam um vídeo que mostre mais a feira.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Este foi apenas a postagem durante o andamento da feira. Em breve haverá uma matéria maior com fotos e vídeos. Até mais!

    ResponderExcluir
  3. Foi extremamente espetacular, adorei ter visitado os projetos, acompanhei de perto o projeto de meu namorado do 3 ano D e amei todos.
    Ass: ex aluna Rosiele.

    ResponderExcluir
  4. Profª M.Sc. Cristiane Oliveira19 de outubro de 2012 às 14:46

    A Feira de Ciências do Gumercindo Bessa realmente superou as expectativas, apesar de ter sido a primeira. Pois foi um momento riquíssimo em conhecimentos para mostrar a importãncia da ciência na comunidade escolar. A construção de um experimento científico que envolve alunos e professores motiva o aprendizado do aluno e estimula também o professor com a troca de experiências, além de divulgar temas científicos que muitas vezes são desconhecidos pela comunidade como um todo.
    Por exemplo, o projeto sobre o reaproveitamento e tratamento natural de esgotos domésticos, nos mostrou uma nova alternativa no tratamento do esgoto doméstico, já que a nossa cidade não disponibiliza de tratamento de esgoto.

    ResponderExcluir
  5. a feira de ciencias gumercindo bessa foi extremamente explicada e conscientizada pelos alunos, so acho uma pena de nao ter mais fotos para que quem nao foi veja como estava legal.. então coordenadores da feira postem as fotos para divulgar nosso projeto.

    ResponderExcluir
  6. A feira de ciencia do gumercindo bessa foi realmente surpreendente. Todos os projetos foram otimos, mas o projeto que mais mim chamou a atencao foi AGUAS RESIDUAIS. Eles retrataram a realidade de ESTANCIA, concientizando a todos a importancia das aguas suterraneas e um saneamento basico em nossa cidade.

    ResponderExcluir
  7. O projeto AGUAS RESIDUAIS, cantou e encanto mostrando a LIBERACAO DE GAS, FILTRO NATURAL E A MAQUETE. Que o projeto de vcs nao seja confundido com nem um outro la no gumercindo. Meninoos como morador e filho de estancia, pesso a todos q nao parem por ai, sigam em frente, levem esse projeto para as autoridades pois so nos sabemos o q passamos com esses esgotos a ceu aberto. Absss

    ResponderExcluir
  8. A Feira Escolar do Colégio Estadual Gumercindo Bessa superou as expectativas, parebéns a todos os envolvidos!

    ResponderExcluir