Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Colégio Raimundo Mendonça - Feira de Arte, Ciência e Ecologia


No segundo dia, a Feira de Arte, Ciência e Ecologia seguiu para Indiaroba, mais especificamente no Colégio Raimundo Mendonça. Alguns dos projetos apresentados foram: “Lixo: reciclar e renovar”, “A volta do ferro à natureza”, “Equilíbrio ecológico”, “Plantando um verde em um ambiente saudável” e “Energia e sustentabilidade: projetos de qualidade de vida no mundo”. O público que compareceu e se envolveu com o evento era composto principalmente por estudantes da própria escola Raimundo Mendonça, além de alunos outros colégios das imediações.

Através de um convite da diretoria do colégio, o Instituto Mamíferos Aquático esteve presente na Feira de Arte, Ciência e Ecologia, expondo algumas informações sobre a preservação de mamíferos aquáticos. A organização está há doze anos no estado  e contempla todo o estado de Sergipe e o Sul da Bahia, realizando atividades de monitoramento das espécies, além de exposições e debates: “Foi uma ótima oportunidade que tivemos para iniciar nosso trabalho no interior de Sergipe. Além do monitoramento nas cidades, também nos preocupamos em trazer palestras e discussões para levar mais conhecimento à população, como forma de criar uma maior consciência ambiental sobre a importância da preservação dessas espécies”, afirmou Sheila Gomes, bióloga participante do projeto.


Características típicas da região foram expostas

O grupo “Plantando um verde em um ambiente saudável” trouxe exemplares de plantações feita pelos próprios estudantes, exibindo uma mesa de frutas típicas da região em que vivem. Para a armazenação e cultivo, foram usadas garrafas pet. A equipe abordou também a utilização de ervas medicinais a partir do cultivo caseiro. A intenção principal era demonstrar que esse tipo de cultivo orgânico era simples de ser feito dentro das próprias casas e em lugares pequenos. Dois trabalhos abordaram em especial a importância da reciclagem, o projeto “Lixo: reciclar e renovar” e “A volta do ferro à natureza”. Para William dos Santos, estudante do terceiro ano e participante do primeiro trabalho, a experiência foi muito enriquecedora: “Uma grande quantidade daquilo que jogamos fora pode ser transformado em novas coisas, úteis para as pessoas”, declarou.


O Instituto Mamíferos Aquáticos esteve presente no colégio

Já o trabalho “Equilíbrio ecológico” trouxe a atenção para a comunidade da região, levantando questões sobre o tipo de solo encontrado e as maneiras de utilizá-lo sem degradação. Os estudantes falaram sobre as características específicas do solo existente no lugar em que moravam, exibindo mostras desses solos, além de frutas da região como a abóbora e o coco. Para os professores Gilton Santos de Química e José Luís Dias de Matemática, uma das principais contribuições do evento é oferecer aos alunos a contextualização do que eles veem na sala de aula de uma maneira lúdica e dinâmica, e ainda se preocupando em conscientizar os jovens para o valor ambiental na ciência.


Um dos trabalhos demonstrou como o ferro pode ser reutilizado

Um comentário:

  1. Os alunos do Colégio Estadual Professor raimundo Mendonça de Araújo estão de parabéns!!! Pois mesmo com as dificuldades não desanimaram.

    ResponderExcluir