Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Modelo de elaboração de projetos (Download)

Olá, pessoal! Segue o link do modelo para a elaboração de projetos para a Feira de Ciências de 2012, a ser realizada entre os dias 16 a 19 de Outubro. Vale lembrar que o Arte com Ciência oferece o financiamento de 26 projetos. Para participar do edital, os interessados devem enviar seus modelos até o dia 25 de Setembro. A banca especializada irá utilizar como critérios de seleção o direcionamento dos eixos (arte, ciência e ecologia) e a clareza metodológica do trabalho.


Qualquer dúvida em relação ao preenchimento dos dados, basta deixar um comentário aqui ou enviar um email para santosbrafael@gmail.com

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

V Workshop Transdisciplinar – Elaboração e Planejamento de Feiras Escolares


Desde os primórdios da humanidade, o homem procura compreender a si mesmo, aos outros e a tudo aquilo que os rodeia. Da internet às novas formas de captação de energia, quase tudo que está presente em nosso dia-dia é fruto dessa tentativa de buscar cada vez mais o conhecimento. Em Outubro de 2012, o Arte com Ciência promove aos estudantes das quatro escolas participantes do projeto mais uma oportunidade de compreender e desvendar os mistérios do nosso mundo. É a “Feira de Arte, Ciência e Ecologia”, prevista para os dias 16 a 19 de Outubro e realizada anualmente durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, um dos eventos mais importantes do país.

No sábado, dia 25 de Agosto, foi dado os primeiros passos. Integrantes do Arte com Ciência se reuniram com diretores e professores dos quatro colégios participantes (Arabela Ribeiro, Comendador Calazans, Raimundo Mendonça e Gumercindo Bessa), para realizar o V Workshop Transdisciplinar – Elaboração e Planejamento de Feiras Escolares. O workshop aconteceu na cidade de Estância, mais especificamente no Colégio Arabela Ribeiro. Edilson Divino, representante da Universidade Federal de Sergipe, salientou os principais aspectos e objetivos da Feira, como forma de direcionar os esforços a uma meta em comum, que é a de incentivar a cientificidade dos alunos, junto com outras preocupações sociais e ambientais. 

Os quatro colégios deram o primeiro passo para a realização da Feira em Outubro

No ano passado, em 2011, a Feira obteve ótimos resultados e grande participação do público, não só das escolas, mas de todas as comunidades locais. Para esse ano, espera-se que a repercussão seja ainda maior e o envolvimento das escolas ainda mais dinâmico. Durante o encontro, que por parte do Arte com Ciência, teve a participação, além dos seus bolsistas nos colégios, dos coodenadores do projeto Edilson Divino, Rafael Santos, Rafael Barboza, Laís de Souza, Lucyana Mendonça, Leonardo Almeida, Lílian Lima e Rafael. Após a conversa com o professor Edilson Divino, foi feita a divisão em grupos, a fim de já encaminhar as primeiras ideias para os projetos. Alguns temas de trabalhos já surgiram, como o reaproveitamento da água de chuva, os barcos de fogo, a energia solar, transformação de energia térmica, entre outros temas diversos.


Professores e alunos se dividiram em grupos

Todos os alunos do Ensino Médio são convidados a participar. Para esta edição, o projeto Arte com Ciência aposta na interdisciplinaridade, em que diversos campos do conhecimento se agrupam e se auxiliam para trabalhar um determinado assunto. Além do aspecto criativo, é igualmente importante que os trabalhos apresentem fundamentação científica, buscando explicar o que está sendo exposto através das lentes das diversas ciências. A discussão socioambiental também deve estar relacionada. Os professores estarão à disposição e estes são peças fundamentais na elaboração dos trabalhos. Estudantes do Ensino Fundamental poderão fazer parte dos grupos, desde que acompanhados de alunos do Ensino Médio. 

Um dos objetivos da Feira é aliar o conhecimento tanto dos professores como dos alunos

O Arte com Ciência disponibiliza também a oportunidade de financiamento para 26 projetos, os quais serão selecionados por uma banca especializada. O modelo de elaboração de projetos estará disponível no blog www.artecomciencia-ipti.blogspot.com e deve ser enviado até o dia 25 de Setembro. Trabalhos cadastrados após essa data não poderão ser contemplados, no entanto, continuam participando da Feira. Os critérios de julgamento se baseiam nos três eixos arte, ciência e ecologia e na clareza da metodologia desenvolvida. Aqueles projetos que forem aprovados ganharão auxílio financeiro para o desenvolvimento do trabalho.

Isaac Roitman em palestra no Colégio Arabela Ribeiro


“Uma viagem pela ciência”, este foi o tema da palestra realizada pelo professor universitário e pesquisador Isaac Roitman, membro da Academia Brasileira de Ciências, convidado do projeto Arte com Ciência. Ex-reitor da Universidade de Mogi das Cruzes e ex-diretor do Centro de Biociências e Biotecnologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense, Isaac Roitman acredita na capacidade da ciência em fazer com que compreendamos melhor o mundo e na contribuição do conhecimento para o alcance de um melhor desenvolvimento humano.

O evento, parte do Circuito de Palestras do Arte com Ciência, aconteceu no Colégio Arabela Ribeiro, às 19h do dia 24 de Agosto, uma sexta-feira. Estiveram presentes estudantes do Ensino Médio dos três turnos da escola. Durante o encontro, o palestrante despertou o interesse e a curiosidade dos jovens pelas ciências, através da redescoberta de diversos nomes importantes. Do químico Antoine Lavoisier ao bacteriologista Carlos Chagas, Isaac Roitman promoveu uma verdadeira viagem pela ciência, como menciona o próprio título da palestra. Aproveitou ainda para lembrar aos alunos que o estudo científico começa desde cedo, ainda na escola, pois os estudantes são plenamente capazes de descobrir, compreender e analisar as coisas que os rodeiam. 

Isaac Roitman falou sobre a importância da ciência para a compreensão do mundo

Uma dúvida comum dos jovens relacionava-se ao percurso que eles deveriam seguir para se tornarem cientistas. O palestrante mencionou alguns projetos e instituições nesse sentido, como o CNPQ, o CAPES, o Ciência Sem Fronteiras, a FAPITEC em Sergipe e também os programas voltados para o aluno do Ensino Médio. Para saber mais sobre esses programas, o Arte com Ciências selecionou alguns links importantes:

CNPq – www.cnpq.br
CAPES – www.capes.gov.br
Ciência sem Fronteiras – www.cienciasemfronteiras.com.br
FAPITEC/SE – www.fapitec.se.gov.br

Estudantes puderam conhecer melhor os programas de iniciação científica

domingo, 26 de agosto de 2012

Projeto é apresentado a 17 escolas do Ensino Médio Inovador


A sexta-feira, dia 24 de Agosto, foi um dia importante para o Arte com Ciência. Nesse dia, pela manhã, integrantes da organização do projeto (Saulo Barretto, pelo IPTI, Edilson Divino, pela UFS e Ronaldo Nunes, pela Secretaria Estadual da Educação) se reuniram com 17 escolas integrantes do Ensino Médio Inovador. O encontro ocorreu no auditório do Museu da Gente Sergipana e contou ainda com a participação da primeira-dama do estado, Eliane Aquino.

A reunião, que teve como objetivo a expansão do projeto Arte com Ciência para outras escolas da rede estadual de ensino em Sergipe, seguiu-se ao encontro do dia 31 de Julho, ocorrido no auditório da própria SEED, contando com a participação dos Diretores das Regionais e dos técnicos do Departamento de Educação. Dessa vez, as 17 escolas do Ensino Médio Inovador, através da presença de diretores e alguns estudantes dos colégios, puderam conhecer os eixos principais de sustentação do Arte com Ciência, como a produção dos objetos educacionais, as feiras escolares anuais, as palestras realizadas nas escolas e a elaboração dos dispositivos, além dos objetivos mais abrangentes, como o incentivo ao protagonismo estudantil e o aproveitamento educativo das novas tecnologias para a construção e o compartilhamento do conhecimento. “O Projeto Arte com Ciência leva para a escola a possibilidade do aluno utilizar a tecnologia como recurso pedagógico. O próprio aluno passa a ser o autor da sua própria aprendizagem. À medida que o estudante assimila e constrói esse conhecimento, também abre novos leques, o olhar amplia”, declarou Nádia Cardoso, Diretora de Educação de Aracaju.

O encontro aconteceu no Museu da Gente Sergipana

Para falar sobre o envolvimento do projeto com as escolas, foram convidadas as próprias diretoras dos colégios. Outra contribuição muito importante e enriquecedora partiu dos próprios estudantes. Durante o encontro, os bolsistas Douglas Araújo (Arabela Ribeiro), Taís Celestino (Raimundo Mendonça) e Cintia Lima (Gumercindo Bessa) tiveram a oportunidade de falar sobre suas atividades no projeto, os obstáculos ultrapassados e o conhecimento apreendido ao longo do tempo. Para Edilson Divino o projeto Arte com Ciência permite que aos estudantes uma maior participação do mundo que está ao seu redor: “A escola se torna um meio de comunicação a partir de uma rede horizontal de difusão do conhecimento. Atualmente, trabalhamos com quatro escolas da região Sul sergipana e acreditamos que este é o momento para expandir para outras escolas dentro do estado, pois já temos resultados positivos suficientes para mostrar que existe uma clara melhoria da aprendizagem e da qualidade da escola em relação à aprendizagem do aluno”.

Estudantes deram depoimento sobre envolvimento com as atividades do projeto

No final do encontro, também foram apresentados alguns vídeos contando com o depoimento de professores e estudantes. Alunos das escolas do Ensino Médio Inovador também estiveram presentes e contribuíram com novas sugestões. A motivação em aprender e de construir conhecimento era facilmente perceptível em cada fala. 

Bolsistas do projeto falaram sobre suas experiências

Diretoras dos colégios Arabela Ribeiro, Gumercindo Bessa e Raimundo Mendonça

Programa Ensino Médio Inovador

O Programa Ensino Médio Inovador surgiu como uma forma de incentivar as redes estaduais de educação a criar iniciativas inovadoras para o ensino médio. A intenção é estimular as redes estaduais de educação a pensar novas soluções que diversifiquem os currículos com atividades integradoras, a partir dos eixos trabalho, ciência, tecnologia e cultura para melhorar a qualidade da educação oferecida nessa fase de ensino e torná-la mais atraente.

Em Sergipe, 17 unidades de ensino da rede estadual serão contempladas com o programa, resultando no benefício a mais de 15 mil alunos.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Material de divulgação Arte com Ciência: V Workshop Transdisciplinar e Círculo de Palestras de Agosto

O material de divulgação dos próximos eventos do projeto Arte com Ciência estão prontos. Eles servirão para divulgar o V Workshop Transdisciplinar e a palestra do Círculo de Palestras de Agosto.

O primeiro evento, cujo público alvo são os professores e a equipe pedagógica dos colégios, visa a construção e organização das feiras escolares do projeto Arte com Ciência, que estão previstas para acontecer em Outubro. Uma visão multidisciplinar é imprescindível para a execução das feiras como esperado, por isso um Workshop Transdisciplinar com os professores se faz necessário. Ele acontecerá no dia 25/08.
Já o segundo evento dá continuidade aos Círculos de Palestras do projeto, dessa vez trazendo o membro da Academia Brasileira de Ciências e professor emérito da Universidade de Brasília, o prof. Isaac Roitman com a palestra "Uma viagem pela Ciência". Acontecerá no dia 24/08, às 19h.

Esses panfletos serão impressos no formato A4 e afixados nos diversos murais das quatro escolas participantes do Arte com Ciência: Colégio Estadual Comendador Calazans (Santa Luzia do Itanhy), Colégio Estadual Arabela Ribeiro (Estância), Colégio Estadual Gumercindo Bessa (Estância) e Colégio Estadual Raimundo Mendonça de Araújo (Indiaroba).

 

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Laboratórios multimídia do Arte com Ciência estão completos

Com a chegada dos novos equipamentos de áudio e a instalação do mobiliário, os laboratórios multimídia dos colégios integrantes do Arte com Ciência estão agora completos. As quatro escolas envolvidas já podem fazer uso desse maquinário presente de forma integral. Os laboratórios irão permanecer no ambiente colegial, sob os cuidados dos coordenadores e para o uso pedagógico junto com os estudantes. A partir desse incremento, os alunos ganham mais um reforço na possibilidade de desenvolver vídeos, gravações em áudio e animações, além das atividades relacionadas ao projeto, como os objetos educacionais e os trabalhos para as feiras escolares da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Fazem parte do acervo atual de cada laboratório: filmadoras (1), câmeras digitais (1), projetores (1), impressoras (2), CPU (3), monitores (5), modems (1), estabilizadores (2), caixas de som (1), gravadores (1), mesas de som (1), microfones (2), fones de ouvido (2). Ao todo, são oferecidos, portanto, 4 filmadoras, 4 câmeras digitais, 4 projetores, 8 impressoras, 9 CPU, 20 monitores, 4 modems, 8 estabilizadores, 4 caixas de som, 4 gravadores, 4 mesas de som, 8 microfones e 8 fones de ouvido. Além dos equipamentos digitais, também foram disponibilizados móveis para serem instalados nas salas.

Seja no processo educacional em um âmbito mais geral ou mesmo na relação entre professor e aluno, as novas tecnologias são elementos presentes e influentes em todas as esferas da educação. Nesse sentido, o projeto Arte com Ciência acredita no uso benéfico das ferramentas tecnológicas e no seu potencial em serem utilizadas para a melhoria do aprendizado. Muito mais do que simples objetos de consumo, as câmeras digitais, os celulares e os computadores podem ajudar a construir uma nova cultura escolar, em que os estudantes passam a se tornar construtores ativos do conhecimento.


As câmeras filmadoras são um dos instrumentos mais utilizados pelos alunos 

Não só o modo de pensar a educação tem mudado com as transformações surgidas ao longo dos anos, mas toda a dinâmica social e cultural. Não se trata, por outro lado, de simplesmente se render às rápidas transformações que o mundo impõe, mas sim de perceber a riqueza de possibilidades oferecidas pelos recursos tecnológicos no ambiente escolar. Para Hosana, coordenadora pedagógica do Colégio Gumercindo Bessa, “os laboratórios do projeto são muito importantes no sentido de abrir espaço nas escolas para novos conhecimentos e novas tecnologias. A tecnologia é aliada de todas as outras ciências. Ela nos remete a um universo à frente do tempo e é algo que chama muita atenção dos alunos”.

Para José Ronaldo, estudante do Colégio Arabela Ribeiro e bolsista do projeto, a tecnologia tem sido uma nova maneira de complementar o aprendizado na sala de aula: “O uso do laboratório faz com que a gente saia daquele esquema normal que é somente do professor falando, ele vem para ajudar os alunos e também os professores nesse sentido. Tudo isso torna os alunos muito mais interessados. Torna o conteúdo mais divertido, mais agradável”. 

Com auxílio da tecnologia, estudantes produzem seu próprio conhecimento

É interessante perceber que os estudantes deixam, portanto, de ser receptores passivos do conteúdo, passando então para uma relação mais colaborativa e entusiasmada dentro do ambiente escolar, auxiliando, inclusive, os seus próprios professores a produzirem suas aulas. No Colégio Gumercindo Bessa, por exemplo, alguns professores já buscam os alunos para que esses, tão familiarizados com as novas tecnologias, produzam conteúdos para serem apresentados em salas de aula para toda a turma. A participação dos educadores em todo esse processo é igualmente fundamental. As tecnologias não objetivam substituir as leituras e as discussões em salas de aula, fundamentais para o ensino, mas sim se transformar em uma poderosa ferramenta de ensino e aprendizado. Dessa forma, os estudantes ganham mais autonomia e motivação e os professores recebem a ajuda de uma nova ferramenta didática.

As quatro escolas do projeto recebem um laboratório

Alguns dos softwares utilizados pelos alunos em seus trabalhos são o GIMP, BrOffice, OpenShot, MovieMaker, DJ Console, entre outros. Maria Tainá, estudante do colégio Gumercindo Bessa, declara que com a prática e também com as oficinas disponibilizadas pelo projeto, aprendeu a mexer no Linux e em seus programas. Para ela, “a tecnologia ajuda a gente a entender o que é passado em sala de aula”. Elenira Cardoso, diretora do Raimundo Mendonça, acredita que “os laboratórios, além de mantê-los atualizados no mundo, vão ajudar os alunos a produzirem seus próprios conhecimentos”. Por meio da internet, o conhecimento se torna também mais facilmente compartilhável. Baseado nessa possibilidade é que surgiu o Guigoh, rede de troca de conhecimentos idealizada pelo IPTI com o intuito de criar um ambiente de publicação de objetos educacionais das escolas da rede de ensino pública em Sergipe.

É importante salientar que a simples presença por si dos mais atualizados equipamentos não significa o bom uso desses recursos. O esforço do colégio, dos professores e dos coordenadores, em motivar e direcionar os estudantes a utilizar esses equipamentos de uma maneira proveitosa e educacional, transformando-as em ferramentas úteis para o ambiente educacional, também são muito importantes. Os trabalhos das oficinas de capacitação para os docentes e também para os estudantes contribuem muito para o uso mais proveitoso das tecnologias nas escolas e são fundamentais nesse sentido.

Os equipamentos de áudio e os móveis completaram os laboratórios


quarta-feira, 1 de agosto de 2012


Durante a manhã do dia 31 de Julho de 2012, o coordenador do Arte com Ciência pelo IPTI, Saulo Barretto, apresentou o projeto aos Diretores das Regionais da Secretaria de Estado da Educação e aos técnicos do Departamento de Educação desta Secretaria. O encontro rrepresenta as etapas iniciais em direção ao objetivo de ampliar a participação do Arte com Ciência para outras escolas da rede estadual de ensino. A reunião aconteceu no auditório da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com a presença da Secretária Adjunta de Estado da Educação, Profa. Hortência Araújo.

Os participantes puderam conhecer melhor as metas do projeto e suas principais características, tanto em relação ao que pretende ser realizado a longo prazo, como também às atividades que já estão em curso nos quatro colégios envolvidos atualmente: Arabela Ribeiro (Estância), Gumercindo Bessa (Estância), Comendador Calazans (Santa Luzia do Itanhy) e Raimundo Mendonça (Indiaroba).

Durante a apresentação, Saulo Barretto salientou os eixos mais importantes do Arte com Ciência e discutiu também os resultados pretendidos pelo projeto, além daqueles que já foram conquistados. O incentivo do protagonismo juvenil na produção do conhecimento educacional foi um tema bastante mencionado no encontro, dando destaque à produção dos objetos educacionais nas escolas e também às feiras realizadas anualmente durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. “O Projeto Arte com Ciência tem tido bastante sucesso as escolas em que já trabalha, justamente pelo desenvolvimento do protagonismo juvenil, ou seja, é o aluno, junto com os professores, que produz o conhecimento. Para o desenvolvimento mental e intelectual e também para a autoestima dos jovens, isso é algo muito importante. Por isso estamos tentando ampliar o projeto para outras escolas, levando essa oportunidade para cada vez mais estudantes”, declarou Hortência Araújo, Secretária Adjunta de Estado da Educação.

A reunião aconteceu na SEED (Secretaria de Estado da Educação de Sergipe)

A utilização das novas tecnologias foi também outro ponto discutido. Muitas das escolas já possuem laboratórios de informática dentro do seu espaço físico, além de novas ferramentas tecnológicas. No entanto, muitas vezes esses equipamentos são subaproveitado ou utilizados de uma maneira obsoleta. Hortência acredita que a tecnologia, m si, não resolve o problema da educação: “Ela é um instrumento importantíssimo para a educação e deve ser utilizado, mas ainda estamos muito aquém daquilo que nós gostaríamos que esses laboratórios representassem no processo de ensino e aprendizagem”. Um dos objetivos do projeto Arte com Ciência é justamente trabalhar, estimulando um uso mais qualificado e proveitoso desse material tecnológico no ambiente escolar, transformando então a tecnologia em um instrumento a favor do conhecimento.

Maria Izabel Ladeira Silva, diretora do Departamento de Educação da Secretaria de Estado a Educação, também esteve presente na reunião e falou sobre a importância da realização desse tipo de projeto em um contexto atual. Segundo ela, “é importante que o aluno participe da construção do ensino e do conhecimento, é o que chamamos de ensino democrático, que começa a partir do momento em que há um incentivo para que o aluno comece a participar. Para isso, nós ainda temos uma longa caminhada porque é preciso praticamente subverter a cultura escolar. O primeiro passo é começar”.

Uma nova reunião foi programada, para o final de agosto (possivelmente dia 24), desta vez  incluindo os diretores de 17 escolas estaduais, que fazem parte do programa Ensino Médio Inovador, do Ministério da Educação, e os diretores das escolas beneficiadas pelo Arte com Ciência. O intuito desta próxima reunião é avaliar o interesse das escolas que desenvolvem o programa do MEC em incluírem a metodologia do Arte com Ciência como práticas pedagógicas e o interesse em envolver estas escolas neste momento é pelo fato de que elas têm recursos suficientes para a aquisição dos equipamentos multimídia, item fundamental do Arte com Ciência.

Para 2013, o objetivo é ampliar o projeto para outras escolas