Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Confira as ideias que surgiram no Workshop Transdisciplinar – Manguezal

O último workshop realizado pelo projeto impulsionou a participação e estimulou a criatividade dos alunos diante do tema, manguezal. Dentro de suas respectivas áreas os grupos formados produziram uma série de propostas a serem analisadas e desenvolvidas da melhor forma possível para as feiras escolares.

A professora Fabiana Oliveira leciona biologia no Colégio Estadual Raimundo Mendonça em Indiaroba e acredita que o Projeto Arte com Ciência esta tornando o aprendizado mais significativo para os alunos, a partir do momento que os estudos disciplinares possibilitam uma forma mais dinâmica de adquirir conhecimento. “A principio o projeto é uma novidade para os alunos, sinto que eles têm uma expectativa muito grande em relação aos projetos que podem desenvolver”. Diz Fabiana.

Confira as propostas no quadro abaixo:

ÁREAS

PROPOSTAS

COMUNICAÇÃO

LÍNGUA E CULTURA DO MANGUE

  • Realizar pesquisas e entrevistas para resgatar estórias de vida.
  • O mangue ontem e o mangue hoje.

- Desenvolver textos relatando a situação do mangue em relação à fauna, flora, água, o homem da economia e etc.

  • Mostrar nas feiras escolares a cultura do mangue mais a fundo.

- Músicas (produzir um CD), Culinária ( produzir um cardápio), causos e contos.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Identificar e relatar as percepções de alunos e professores das escolas dos municípios de Estância, Indiaroba e Santa Luzia sobre o ecossistema manguezal usando elementos didático-pedagógicos e naturais disponíveis para realizar ações de EA tendo por pressupostos conhecer e utilizar forma ambientalmente correta este ecossistema.

  • Realizar um concurso de textos sobre a importância socioambiental, econômica e cultural do manguezal;
  • Construir um painel representativo do complexo manguezal de Estância, Indiaroba, Santa Luzia do Itanhi com mapa de localização;
  • Pesquisar e registrar estórias e lendas do manguezal;
  • Pesquisar sobre as espécies da fauna e flora do manguezal;
  • Pesquisar sobre as atividades extrativistas e relatar as formas de pesca e coleta praticada pelos pescadores/catadores;
  • Visita técnica e lúdica ao manguezal - relatar o que achou mais bonito; o que achou menos bonito; quais os problemas visualizados;
  • Fazer uma instalação/maquete que reproduza o manguezal;
  • Reproduzir/elaborar peças características do manguezal a exemplo de caranguejos, aratus, peixes, espécimes vegetais, instrumentos de pesca para comporem o acervo para o museu do manguezal.

QUÍMICA E BIOLOGIA

  • Identificação de resíduos (lixo) encontrados na região de manguezal e avaliação de seu ciclo de vida (deterioração do material).

  • Conscientização da importância do "andado" e da preservação dos caranguejos e espécies correlatas.

  • Caracterização da comunidade bentônica da região de manguezal e sua relação com os diferentes hábitat.
  • Criação de um viveiro de espécies típicas do manguezal, ameaçadas ou não de extinção, a ser construído no Colégio Estadual Prof. Raimundo Mendonça de Araújo. (local de construção será no terreno tomado por capim).

GEOCIÊNCIAS

Conhecer a relação entre a distribuição das espécies de mangue e de animais no manguezal do Rio Piauí.

  • Excursão de pesquisa no manguezal do Rio Piauí;
  • Registro fotográfico das espécies de mangue e de animais;
  • Palestra ofertada para comunidade
  • Exposição de fotos;
  • Informar à comunidade sobre a relação das espécies de mangue com as espécies de animais no manguezal do Rio Piauí;
  • Incentivar e mobilizar à comunidade no sentido de preservar os mangues.
  • Análise granulométrica e distribuição dos sedimentos ao longo do manguezal do Rio Piauí, Povoado Crasto, Santa Luzia do Itanhi, Sergipe.

FÍSICA E MATEMÁTICA

  • O que diferencia a areia, argila e o silte? Como separar estes materiais? Como a proporção relativa entre estes materiais afeta sua viscosidade, fluência, etc.

· Montagens: separação dos materiais, construir modelos da estrutura cristalina dos materiais, montar experimentos sobre fluência, com painel explicativo, densidade e viscosidade.

  • Materiais bioluminescentes: o que é luminescência? (construção de um detector fotoelétrico). Vários experimentos de óptica (olho humano, correção de miopia e hipermetropia, lentes, espelhos, acendendo uma vela com lentes).
  • Marés e Nível das águas

- maquete do sistema Terra-Lua, ilustrando sua influência nas marés.

-Hidrostática: vasos comunicantes, propagação de pressão,

-Eletricidade: eletrômetro (cargas elétricas), condução de eletricidade na água do manguezal em diversos pontos, comparado com água de torneira, água destilada e suor (pilha humana).

-Meio ambiente: utilização e desperdício de água (montagem de painel luminoso com garrafa pet).

  • Matemática: Matrizes: painel com perguntas e respostas sobre os temas apresentados (manguezais).
  • Matemática: simetria e arranjo geométrico dos elementos naturais. Levantamento da simetria dos organismos pesquisados pelos biólogos. Jogos matemáticos envolvendo formas geométricas (Tangram) e simetria (centro de gravidade e equilíbrio).

- Medidas de ângulo entre os galhos das árvores do manguezal.

- Oficina de origami dos animais dos manguezais

  • Termologia e funções

- Representar o ambiente de reprodução dos caranguejos, em cada estação do ano. Cada ambiente com uma temperatura média.

- Colocar termômetros nas 3 escalas em cada ambiente.

- Montar um gráfico de temperatura ao longo do dia (painel metálico e imã de geladeira).

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