Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Novas Histórias Culturais em Estância



Memórias juvenis em minha escola
um “ser- percebido” constitutivo de sua identidade. (CHARTIER, 2002, p. 23)
"De nossas fontes estudantis, de certo, as memórias de nosso ilustre estanciano, Gilberto Amado, nos retrata de forma exemplar, por suas memórias de criança, através do relato das brincadeiras infantis, as peripécias de adolescente, nos relata sua história de prática educativa - imprescindíveis para compreensão de sua relação social e de identidade. Percebemos que o século XIX e XX marcam a passagem da educação doméstica para a intervenção do estado como responsável pela educação de nossos brasileiros.

Saibam que a época doméstica, voltada para as elites no século XIX era reconhecida como a modalidade mais adequada de ensino dos meninos e meninas até uma certa idade. Porém essas práticas eram acessíveis a poucas pessoas e seus métodos, procedimentos e conteúdos estavam descentralizados."

Essa passagem de prática educativa, pode ser agraciada na leitura de História da Minha Infância, lançado em 1954, escrito por Gilberto Amado. 

Com a influência das idéias europeias os dirigentes do país priorizaram a centralização e decisões educacionais, interferindo nas práticas educativas que existiam, indo de encontro ao modelo de educação existente e aos interesses da elite dominante. A presença do Estado como responsável pela educação é marco do século XX. Lentamente, as elites percebem que podem se associar ao Estado e dividir com ele as atribuições educativas. Nesse livro, logo conhecemos os estudos sobre pensamento social no Brasil nas memórias de Gilberto Amado.

A contemporaneidade acumulou novas práticas que são retratadas e vivenciadas em seu tempo. De certo, a literatura de Gilberto é referência para estudos sociais. Outros retratam nossa época também. Aqui na oficina, vamos experimentando novas práticas com cultura digital tentando compreender e contribuir com nossa juventude e nosso tempo. Suas expressões são retratadas em videos, áudio, blog pelos instrumentos de comunicação no tempo presente.

Para acompanhar essa comunicação, criamos o blog http://cidadejardimse.wordpress.com , que aos poucos vamos retratando nossas outras histórias. Participe também!

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