Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Ensino e Aprendo com o Meio


Dois dias de conversa dedicados aos monitores e professores do projeto junto aos facilitadores aprendizes. Mais cinco dedicados à troca de conhecimentos, uma imersão de novos horizontes e descobertas pelo mundo digital. Assim, foi a vivência de alunos, professores, corpo técnico da CEPRMA e equipe do Cultura Digital, durante a 1ª oficina de cultura digital do projeto Arte com Ciência.


Como desafio, entender os vários mundos: de ser jovem, de apreender sobre metareciclagem, pra que serve? Como utilizar-se de sua otimização do conhecimento de cada conteúdo? Áudio, Vídeo, Redes... Seres digitais na era contemporânea, na hibridação de culturas e desejos de jovens, adultos, curiosos, pacientes e nem tanto. Assim, foi marcada a semana, como muita atividade: aprendendo a recondicionar as máquinas, colocando 08 no status de OK em funcionamento, entendendo cada periférico e o seu lugar. Primeiro, aprendendo a otimizar as máquinas, depois, conhecendo o que é redes e sua dimensão atual na sociedade. 

Fala-se muito em redes sociais, o que é isso? Estamos inseridos, como nos inserir da melhor forma? O que dizer sobre nós? Assim, os alunos tiveram a oportunidade de criar seus canais de comunicação: webtv no YouTube e blog no Wordpress. De posse desses canais de distribuição, puderam postar seus vídeos, suas notícias e até num momento e outro, continuar ainda no vício do orkut, isso ainda faz parte de suas rotinas... Com os canais criados, caminhamos pela linguagem audiovisual entendendo-a e situando-a em suas rotinas a partir de filmes, novelas, noticiários costumeiros e o descobrir de novos formatos, gêneros e possibilidades de comunicar e expressar seus mundos, valores, sentimentos e posicionamentos no mundo. Falamos da importância do ser humano, de suas relações sociais, culturais, de nossos amores, da preservação do meio ambiente. Assim também aconteceu na oficina de áudio, situando a todos a partir de uma cartografia de som de rua, de suas ruas, assim, foi criada a rede de som de rua, com a sua rua. E até construímos um instrumento musical captador do som do meio ambiente mais ou menos poluído. 

Nós aprendemos tanto! Então, o que queremos? Continuar seguindo, aprendendo e ensinando, todos nós!
Agora, depois de Indiaroba, seguimos para Santa Luzia do Itanhy. Boas descobertas a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário