Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Novas Histórias Culturais em Estância



Memórias juvenis em minha escola
um “ser- percebido” constitutivo de sua identidade. (CHARTIER, 2002, p. 23)
"De nossas fontes estudantis, de certo, as memórias de nosso ilustre estanciano, Gilberto Amado, nos retrata de forma exemplar, por suas memórias de criança, através do relato das brincadeiras infantis, as peripécias de adolescente, nos relata sua história de prática educativa - imprescindíveis para compreensão de sua relação social e de identidade. Percebemos que o século XIX e XX marcam a passagem da educação doméstica para a intervenção do estado como responsável pela educação de nossos brasileiros.

Saibam que a época doméstica, voltada para as elites no século XIX era reconhecida como a modalidade mais adequada de ensino dos meninos e meninas até uma certa idade. Porém essas práticas eram acessíveis a poucas pessoas e seus métodos, procedimentos e conteúdos estavam descentralizados."

Essa passagem de prática educativa, pode ser agraciada na leitura de História da Minha Infância, lançado em 1954, escrito por Gilberto Amado. 

Com a influência das idéias europeias os dirigentes do país priorizaram a centralização e decisões educacionais, interferindo nas práticas educativas que existiam, indo de encontro ao modelo de educação existente e aos interesses da elite dominante. A presença do Estado como responsável pela educação é marco do século XX. Lentamente, as elites percebem que podem se associar ao Estado e dividir com ele as atribuições educativas. Nesse livro, logo conhecemos os estudos sobre pensamento social no Brasil nas memórias de Gilberto Amado.

A contemporaneidade acumulou novas práticas que são retratadas e vivenciadas em seu tempo. De certo, a literatura de Gilberto é referência para estudos sociais. Outros retratam nossa época também. Aqui na oficina, vamos experimentando novas práticas com cultura digital tentando compreender e contribuir com nossa juventude e nosso tempo. Suas expressões são retratadas em videos, áudio, blog pelos instrumentos de comunicação no tempo presente.

Para acompanhar essa comunicação, criamos o blog http://cidadejardimse.wordpress.com , que aos poucos vamos retratando nossas outras histórias. Participe também!

Inserção no universo digital em Santa Luzia do Itanhi


As oficinas de cultura digital têm oferecido aos alunos não só a possibilidade de agregar conhecimento em relação ao universo digital, como também mostrar através desse aprendizado o que eles são capazes de produzir frente ao desafio de se estar presente na web. A partir da linguagem audiovisual e dos seus diferentes produtos eles estiveram desenvolvendo nesses últimos dias canais de comunicação que mostram da história da cidade de Santa Luzia do Itanhi até o cotidiano do Colégio Estadual Comendador Calazans.

Durante cinco dias os alunos do CECC colocaram a mão na massa nas oficinas de edição de vídeo, edição de áudio, metareciclagem e redes. É possível conferir tudo que foi produzido durante as oficinas no blog criado por eles (http://comendadorcalazans.wordpress.com/) que é regularmente atualizado com vídeos, entrevistas, canal de áudio, fotos e informação diversificada.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Banco de imagens do projeto Arte com Ciência

Ao longo das atividades desenvolvidas no projeto Arte com Ciência, várias imagens foram sendo produzidas. Foram fotos de espécies de animais e plantas do manguezal do Crasto e também registros dos eventos e workshops que já aconteceram. O fato é que muitas imagens já foram produzidas. O suficiente para criar um pequeno banco de imagens.

Portanto, visando facilitar o acesso a essas imagens por parte de todos os coordenadores e bolsistas do projeto, foi criado um banco de imagens de acesso restrito no 4shared. Primeiramente as imagens foram editadas para correção de erros de exposição, saturação e balanço de cor. Ou seja, procurou-se tratar as imagens para que elas ficassem no melhor estado possível. E em seguida foi feito o upload de todas elas.

Assim, elas ficarão armazenadas na web, classificadas por data e evento em que foram feitas. Dessa maneira é possível ter acesso a todas as fotos à partir de qualquer computador, além de servir como um backup extra, caso os arquivos originais venham a ser perdidos.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Ensino e Aprendo com o Meio


Dois dias de conversa dedicados aos monitores e professores do projeto junto aos facilitadores aprendizes. Mais cinco dedicados à troca de conhecimentos, uma imersão de novos horizontes e descobertas pelo mundo digital. Assim, foi a vivência de alunos, professores, corpo técnico da CEPRMA e equipe do Cultura Digital, durante a 1ª oficina de cultura digital do projeto Arte com Ciência.


Como desafio, entender os vários mundos: de ser jovem, de apreender sobre metareciclagem, pra que serve? Como utilizar-se de sua otimização do conhecimento de cada conteúdo? Áudio, Vídeo, Redes... Seres digitais na era contemporânea, na hibridação de culturas e desejos de jovens, adultos, curiosos, pacientes e nem tanto. Assim, foi marcada a semana, como muita atividade: aprendendo a recondicionar as máquinas, colocando 08 no status de OK em funcionamento, entendendo cada periférico e o seu lugar. Primeiro, aprendendo a otimizar as máquinas, depois, conhecendo o que é redes e sua dimensão atual na sociedade. 

Fala-se muito em redes sociais, o que é isso? Estamos inseridos, como nos inserir da melhor forma? O que dizer sobre nós? Assim, os alunos tiveram a oportunidade de criar seus canais de comunicação: webtv no YouTube e blog no Wordpress. De posse desses canais de distribuição, puderam postar seus vídeos, suas notícias e até num momento e outro, continuar ainda no vício do orkut, isso ainda faz parte de suas rotinas... Com os canais criados, caminhamos pela linguagem audiovisual entendendo-a e situando-a em suas rotinas a partir de filmes, novelas, noticiários costumeiros e o descobrir de novos formatos, gêneros e possibilidades de comunicar e expressar seus mundos, valores, sentimentos e posicionamentos no mundo. Falamos da importância do ser humano, de suas relações sociais, culturais, de nossos amores, da preservação do meio ambiente. Assim também aconteceu na oficina de áudio, situando a todos a partir de uma cartografia de som de rua, de suas ruas, assim, foi criada a rede de som de rua, com a sua rua. E até construímos um instrumento musical captador do som do meio ambiente mais ou menos poluído. 

Nós aprendemos tanto! Então, o que queremos? Continuar seguindo, aprendendo e ensinando, todos nós!
Agora, depois de Indiaroba, seguimos para Santa Luzia do Itanhy. Boas descobertas a todos.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

A hora e a vez do software livre em Indiaroba/SE


Com o conhecimento sobre sotware livre, Ubuntu, os alunos da Escola CEPRMA, de Indiaroba/SE e, vivenciando os conhecimentos sobre redes, vídeo, áudio e metareciclagem, construíram blogs, gravaram e editaram vídeos, montaram máquinas de computadores recondicionados e capturaram e editaram áudio, construíram instrumentos musicais, durante toda a semana. Hoje, sexta, 15/07, os alunos se mobilizaram em equipes para disseminar o conhecimento entre os grupos de todas as oficinas. Como resultado desse processo, o blog http://quebradodearatu.wordpress.com segue com um grande fluxo de conteúdos sendo postados pelos alunos.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Alunos da Escola Pública de Sergipe criam canal digital de comunicação


Alunos da Rede Pública Estadual de Ensino de Sergipe, da cidade de Indiaroba, tiveram a oportunidade de criar canais de comunicação digital, através de oficinas de cultura digital, oferecidas pelo Projeto Arte Com Ciência, idealizado pelo IPTI, pela UFS e pela SEED. Em atividades desde o dia 09 de julho, os alunos tiveram oficinas de Metareciclagem, Áudio, Vídeo e Redes. Desse contato com o conhecimento em Redes Lab, os alunos produziram conteúdos digitais nestes ambientes.


Quem quiser conferir as produções dos alunos, é só acompanhar o blog criado por eles (http://quebradodearatu.wordpress.com) que já está no ar. Lá vocês terão novidades sobre conteúdos em vídeo, canal de tv, canal de rádio, podcast, fotos e muitas curiosidades históricas da cidade de Indiaroba e seus cidadãos.

Uma revolução de conhecimento e arte, aproximando cidadãos em seus tempos. A equipe de oficineiros: Taís Brito em Redes, Rosângela Rocha na coordenação, Renata Lourenço em vídeo, Edilson Calixto, em Apoio em áudio, Ricardo Brazileiro, em Áudio, Ronaldo Eli, em apoio a redes e Cleiton Pixies, em Metareciclagem. As oficinas também receberam o apoio do Pontão Digital Avenida Brasil/Casa Curta-SE.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Workshop de Cultura Digital

No último final de semana, mais precisamente nos dias 9 e 10 de julho, o Arte com Ciência juntamente com a Casa Curta-SE, que contribui na difusão do audiovisual em Sergipe e buscam dar visibilidade aos cenários do Estado, deram início a um workshop de cultura digital que aconteceu no Colégio Raimundo Mendonça de Araújo em Indiaroba-SE e contou com a participação dos 12 bolsistas e professores das escolas.



Durante toda semana as oficinas que serão realizadas irão proporcionar aos alunos contato direto com recursos digitais que possibilitam a criação de um novo sentido dos processos de comunicação para produções de futuros projetos audiovisuais. Acontecerão oficinas de vídeo e fotografia, rede, metareciclagem, áudio e web rádio, sendo assim os bolsistas terão a oportunidade de aprender mais sobre cultura digital dentro das áreas que eles mais se identificam.


A cultura digital esta democratizando o acesso a informação e aumentando a produção cultural, criando inclusive novas formas de arte.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Veja quem foram os vencedores da Regata Ecológica Manguezal do Crasto

A regata aconteceu no dia 21 de junho e teve início às 10h na sede do IPTI no Crasto, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para o acúmulo de resíduos no manguezal. Contamos com a participação de 18 integrantes entre alunos e professores que ficaram subdivididos em 6 equipes (Amarela, Laranja, Preta, Rosa, Verde e Vermelha). Os vencedores seriam classificados através da maior pontuação, que seria obtida com a posição de chegada e a quantidade de lixo recolhida no manguezal.







Confira o resultado:






1° lugar equipe laranja (138 pontos)





2° lugar equipe preta (119 pontos)





3° lugar equipe verde (100 pontos)





E ao fim da regata o manguezal do Crasto se livrou de um peso.

Projeto Arte com Ciência no Twitter

Agora também é possível acompanhar atualizações do projeto em tempo real através do twitter do Arte com Ciência. A ideia é ter a possibilidade de transmitir informações à medida que elas acontecem, principalmente durante os eventos que fazem parte do projeto.

Follow us: http://twitter.com/ArtcomCiencia


Confira as ideias que surgiram no Workshop Transdisciplinar – Manguezal

O último workshop realizado pelo projeto impulsionou a participação e estimulou a criatividade dos alunos diante do tema, manguezal. Dentro de suas respectivas áreas os grupos formados produziram uma série de propostas a serem analisadas e desenvolvidas da melhor forma possível para as feiras escolares.

A professora Fabiana Oliveira leciona biologia no Colégio Estadual Raimundo Mendonça em Indiaroba e acredita que o Projeto Arte com Ciência esta tornando o aprendizado mais significativo para os alunos, a partir do momento que os estudos disciplinares possibilitam uma forma mais dinâmica de adquirir conhecimento. “A principio o projeto é uma novidade para os alunos, sinto que eles têm uma expectativa muito grande em relação aos projetos que podem desenvolver”. Diz Fabiana.

Confira as propostas no quadro abaixo:

ÁREAS

PROPOSTAS

COMUNICAÇÃO

LÍNGUA E CULTURA DO MANGUE

  • Realizar pesquisas e entrevistas para resgatar estórias de vida.
  • O mangue ontem e o mangue hoje.

- Desenvolver textos relatando a situação do mangue em relação à fauna, flora, água, o homem da economia e etc.

  • Mostrar nas feiras escolares a cultura do mangue mais a fundo.

- Músicas (produzir um CD), Culinária ( produzir um cardápio), causos e contos.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Identificar e relatar as percepções de alunos e professores das escolas dos municípios de Estância, Indiaroba e Santa Luzia sobre o ecossistema manguezal usando elementos didático-pedagógicos e naturais disponíveis para realizar ações de EA tendo por pressupostos conhecer e utilizar forma ambientalmente correta este ecossistema.

  • Realizar um concurso de textos sobre a importância socioambiental, econômica e cultural do manguezal;
  • Construir um painel representativo do complexo manguezal de Estância, Indiaroba, Santa Luzia do Itanhi com mapa de localização;
  • Pesquisar e registrar estórias e lendas do manguezal;
  • Pesquisar sobre as espécies da fauna e flora do manguezal;
  • Pesquisar sobre as atividades extrativistas e relatar as formas de pesca e coleta praticada pelos pescadores/catadores;
  • Visita técnica e lúdica ao manguezal - relatar o que achou mais bonito; o que achou menos bonito; quais os problemas visualizados;
  • Fazer uma instalação/maquete que reproduza o manguezal;
  • Reproduzir/elaborar peças características do manguezal a exemplo de caranguejos, aratus, peixes, espécimes vegetais, instrumentos de pesca para comporem o acervo para o museu do manguezal.

QUÍMICA E BIOLOGIA

  • Identificação de resíduos (lixo) encontrados na região de manguezal e avaliação de seu ciclo de vida (deterioração do material).

  • Conscientização da importância do "andado" e da preservação dos caranguejos e espécies correlatas.

  • Caracterização da comunidade bentônica da região de manguezal e sua relação com os diferentes hábitat.
  • Criação de um viveiro de espécies típicas do manguezal, ameaçadas ou não de extinção, a ser construído no Colégio Estadual Prof. Raimundo Mendonça de Araújo. (local de construção será no terreno tomado por capim).

GEOCIÊNCIAS

Conhecer a relação entre a distribuição das espécies de mangue e de animais no manguezal do Rio Piauí.

  • Excursão de pesquisa no manguezal do Rio Piauí;
  • Registro fotográfico das espécies de mangue e de animais;
  • Palestra ofertada para comunidade
  • Exposição de fotos;
  • Informar à comunidade sobre a relação das espécies de mangue com as espécies de animais no manguezal do Rio Piauí;
  • Incentivar e mobilizar à comunidade no sentido de preservar os mangues.
  • Análise granulométrica e distribuição dos sedimentos ao longo do manguezal do Rio Piauí, Povoado Crasto, Santa Luzia do Itanhi, Sergipe.

FÍSICA E MATEMÁTICA

  • O que diferencia a areia, argila e o silte? Como separar estes materiais? Como a proporção relativa entre estes materiais afeta sua viscosidade, fluência, etc.

· Montagens: separação dos materiais, construir modelos da estrutura cristalina dos materiais, montar experimentos sobre fluência, com painel explicativo, densidade e viscosidade.

  • Materiais bioluminescentes: o que é luminescência? (construção de um detector fotoelétrico). Vários experimentos de óptica (olho humano, correção de miopia e hipermetropia, lentes, espelhos, acendendo uma vela com lentes).
  • Marés e Nível das águas

- maquete do sistema Terra-Lua, ilustrando sua influência nas marés.

-Hidrostática: vasos comunicantes, propagação de pressão,

-Eletricidade: eletrômetro (cargas elétricas), condução de eletricidade na água do manguezal em diversos pontos, comparado com água de torneira, água destilada e suor (pilha humana).

-Meio ambiente: utilização e desperdício de água (montagem de painel luminoso com garrafa pet).

  • Matemática: Matrizes: painel com perguntas e respostas sobre os temas apresentados (manguezais).
  • Matemática: simetria e arranjo geométrico dos elementos naturais. Levantamento da simetria dos organismos pesquisados pelos biólogos. Jogos matemáticos envolvendo formas geométricas (Tangram) e simetria (centro de gravidade e equilíbrio).

- Medidas de ângulo entre os galhos das árvores do manguezal.

- Oficina de origami dos animais dos manguezais

  • Termologia e funções

- Representar o ambiente de reprodução dos caranguejos, em cada estação do ano. Cada ambiente com uma temperatura média.

- Colocar termômetros nas 3 escalas em cada ambiente.

- Montar um gráfico de temperatura ao longo do dia (painel metálico e imã de geladeira).