Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

terça-feira, 25 de outubro de 2011

A Arte da Ilustração Cientifica

Comunicar suas ideias e descobertas em forma de desenhos muito bem detalhados; é assim que a Ilustração Cientifica uma área das Artes Plásticas, auxilia o pesquisador. A variedade de técnicas utilizadas é praticamente ilimitada, indo desde o mais simples desenho feito a lápis até sofisticados modelos animados com computação gráfica. A Ilustração Científica é muito utilizada em livros de ciências e medicina além de outros contextos para a representação de material biológico, visando sua divulgação no meio científico. Ver os trabalhos ricos e detalhados dos ilustradores científicos é fantástico, quando percebemos que o olho humano ainda não encontrou rival para a percepção de detalhes que muitas vezes não são vistos pelos obturadores de máquinas fotográficas, então, por melhor que uma fotografia possa ser, problemas inerentes como profundidade de campo, exposição e processamento de detalhes ainda podem ser mais bem resolvidos com um bom desenho.

A segunda palestra do Projeto Arte com Ciência levou ao Colégio Arabela Ribeiro em Estancia – SE o Ilustrador Cientifico Zenilton de Jesus Gayoso Myranda, analista de Nível Superior A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, ele produz ilustrações Científicas para artigos de periódicos especializados e livros sobre a flora e a fauna do Cerrado Brasileiro além de possuir uma vasta formação na área ambiental e em Artes Plásticas.

Com o auditório lotado Zenilton inicio sua palestra mencionando que ia falar de um assunto muito familiar aos alunos e professores, a Ilustração Cientifica, que está presente nos livros didáticos e em imagens do cotidiano de todos, e que ela serve pra nos dar uma ideia clara do que são as coisas que compõe o mundo dentre elas, nós mesmos. O mundo é feito de harmonias, de relações de proporção, matemáticas, biológicas entre outras coisas e a Ilustração Cientifica é uma forma de traduzir conceitos da ciência para um universo compreensível da nossa consciência.

Falando um pouco do histórico dessa arte, Zenilton mostrou que a Ilustração Cientifica traduz a mais de 5 séculos a história que a ciência produz, como o conhecimento sobre o mundo e o homem e a relação entre os dois através de imagens para que nos possamos compreender essa relação, e isso se aplica a praticamente a todos os campos em que a ciência produz conhecimento, medicina, arqueologia, etnografia, astronomia, entre outros, mas, especialmente, debruça-se sobre os seres vivos (Ilustração Biológica), explicando visualmente os aspectos particulares da sua morfologia e estrutura.

Durante a palestra Zenilton mencionou pontos do inicio e evolução da Ilustração Cientifica. Momentos de descoberta que hoje conhecemos devido aos registros dos ilustradores naturalistas viajantes, que nos deixaram um grande testemunho sobre como eram as coisas e os lugares, o momento em que esses lugares foram descobertos e a evolução da colonização desses mesmos lugares e isso nos da hoje a possibilidade de entender o que nós viemos a ser, por que somos o Brasil como nós somos hoje.

Zenilton concluiu sua fala dizendo que Ilustração Cientifica nada mais é do que a busca do homem para entender a si, o mundo e sua relação com o mundo, se o resultado for simples e compreensível como uma imagem mais pessoas poderão desfrutar do conhecimento, e é devido a isso que a Ilustração Cientifica esta presente nos livros didáticos, para estimular a todos que tem acesso a ele a se entender, assim como a natureza e o mundo. Se essas imagens conseguirem provocar o efeito desejado, a curiosidade e a busca pelo conhecimento, terá valido a pena se debruçar 1 mês, 2 ou 6 para a construção de uma simples imagem de como o mundo se estrutura, sobre quem nós somos e como podemos nos relacionar melhor com o mundo.

Ao final de sua palestra Zenilton deixou uma contribuição, três alunos sortudos ganharam um livro sobre a representação da Ilustração Cientifica, o que se tornou uma grande lembrança do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário