Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Feira de Arte Ciência e Ecologia - Recriando a Consciência Ambiental

Recriando a Consciência Ambiental esse foi o tema da feira que encerrou as atividades do Projeto Arte com Ciência no dia 21/10 na Semana de Nacional de Ciência e Tecnologia. A Feira de Arte, Ciência e Ecologia do Colégio comendador Calazans foi repleta de palestras, Literatura de Cordel, apresentações de projetos, experiências e apresentações teatrais.

Com base nos projetos apresentados na feira, que tiveram foco extremamente voltado para Consciência Ambiental, uma vez que ela propõe uma mudança no comportamento das pessoas, tornando essas pessoas conscientes da necessidade de preservar o meio ambiente.

Diante de todos os problemas que nos deparamos diariamente em relação à degradação do meio ambiente, falando mais especificamente do ecossistema da nossa região, percebemos o quanto precisamos agir com urgência em busca da salvação dos manguezais. Falar de consciência ambiental não é novidade nenhuma, mesmo assim, esse é um tema que continua sempre em ascensão e se torna mais pertinente. Não apenas pelos enormes impactos que o modo que a vida da sociedade vem causando, mas principalmente pelo perigoso destino que o andar da carruagem vem apontando.

A busca de alguns projetos pela sustentabilidade é algo que foi bastante comum nas feiras. O projeto “A Educação Ambiental em Manguezais de Santa Luzia do Itanhi/Se como Recurso Sustentável”, mostrou iminentemente a situação do manguezal nas proximidades da cidade de Santa Luzia do Itahi e ressaltou a urgência na conscientização da população para a preservação dele. O que vamos fazer? é a grande questão. O eco dessa pergunta vem ressoando cada vez mais alto. No mundo todo vemos iniciativas ecológicas, empreendimentos ecossustentáveis e o conceito de simplicidade voluntária se espalhando e ganhando espaço, e os alunos se mostraram conscientes de que o que precisam fazer é pensar em ideias para trazer a nossa realidade métodos para conscientização da preservação da população local que é a que realmente se utiliza dos manguezais para sobreviver.

A Feira do Comendador Calazans contou também a participação do Professor Wesley e os alunos Maria Alice e Saulo que exporam os projetos “Fogão Solar: O Brasil na busca pelo desenvolvimento sustentável” e “Energia Eólica no Brasil: Novos ventos soprando para a sustentabilidade” que já haviam sido expostos no dia anterior em Indiaroba.

Como as demais feiras, esta por sua vez também passou pela avaliação realizada pela comissão composta pelo, Saulo Barreto, Rejane Spitz e Maria Helena Zucon.

Assim como todas as feiras mostraram em seus experimentos, projetos e pesquisas, toda preocupação que existe com o rumo que o nosso planeta toma a cada dia. O ideal é que todos tenham conhecimento do seu papel em quanto agentes de conscientização e responsabilidade ambiental. Atitudes como essa certamente irão melhorar conforme cada um reconheça essa situação como uma urgência que deve ser resolvida, e assim vamos dando passos para um futuro melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário