Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Feiras de Arte, Ciência e Ecologia na Semana de Ciência e Tecnologia









Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que esse ano tem como tema, Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos, aconteceram as Feiras de Arte, Ciência e Ecologia nos Colégios Arabela Ribeiro Estância-SE, Raimundo Mendonça em Indiaroba-SE e Comendador Calazans em Santa Luzia do Itanhi-SE. Essas feiras são atividades do Projeto Arte com Ciência e vieram sendo planejadas ao longo do ano com data marcada a coincidir com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o maior evento da ciência no Brasil, que em Sergipe é coordenado pela Fapitec (Fundação de Apoio a Pesquisa e a Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe).

As feiras tiveram início dia 19/10 em Estância e as atividades do projeto Arte com Ciência continuaram com mais duas feiras: uma na quinta, dia 20/10, em Indiaroba e outra na sexta, dia 21/10 em Santa Luzia do Itanhy. Contando com a ajuda dos coordenadores do projeto, professores e bolsistas das áreas de matemática, física, química, biologia, educação ambiental e geociências, além do corpo docente de professores das escolas e a cooperação significativa dos alunos e monitores selecionados de cada escola, as feiras ocorreram como previsto e ficaram abertas a visitação a partir das primeiras horas da tarde até às 21horas, com exceção do Colégio Arabela Ribeiro que iniciou suas atividades ainda pela manhã.

Nas feiras encontramos experimentos, demonstração de atividades econômicas da região, palestras, exibição de vídeos e apresentações culturais. Ao todo o Arte com Ciência recebeu 32 projetos que foram analisados de acordo com os três eixos temáticos (arte, ciência e ecologia) e na clareza da metodologia de desenvolvimento do projeto, 17 projetos foram selecionados para receber apoio financeiro, estes projetos apresentaram alinhamento com os eixos temáticos e também deixavam clara a metodologia de desenvolvimento, como o Projeto possui recursos limitados, nem todos os projetos poderiam ser apoiados financeiramente, o que não impediu muitos deles de serem executados e apresentados nas feiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário