Arte com Ciência é um projeto inicialmente desenvolvido numa parceria entre o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED-SE), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Atualmente o projeto conta com outros parceiros: SESI Nacional, Petrobrás, Liceu Edouard Herriot (Lyon, França)

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Feira de Arte, Ciência e Ecologia do CEPRMA – MANGUEZAL

A Feira de Arte Ciência e Ecologia do CEPRMA ocorreu no dia 20/10 e o tema da feira foi, Manguezal. Alunos e professores mostraram com seus projetos mais do que qualquer leigo pode saber sobre a preservação dos manguezais, além de conscientizar a sociedade da importância dos manguezais, na vida das pessoas. Eles conseguiram passar com muita sensibilidade que embora essa mata de mau cheiro e cheia de lama não tenha o encantamento de outras florestas, precisa ser preservada já que um ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestre e marinho, suas árvores cujas raízes pneumatóforas protegem as zonas húmidas costeiras contra o oceano, formam um importante habitat, berçário para inúmeras espécies de peixes, crustáceos, mamíferos, aves e insetos.

Ao visitar as salas do CEPRMA nos deparamos com diversas curiosidades sobre o manguezal e tudo de positivo que ele produz para as comunidades que retiram seu sustendo desse ecossistema. Os manguezais não são muito ricos em espécies, porém, destacam-se pela grande abundância das populações que neles vivem. Por isso podem ser considerados um dos mais produtivos ambientes naturais do Brasil.

Diversos projetos optaram por ressaltar os valores do mangue como, por exemplo, o projeto “Na rota do manguezal: uma explosão de vida”, que se constituiu a partir de um passeio turístico virtual, através de uma mapa icônico do manguezal da cidade de Indiaroba no qual seus elementos serão pontos de potencialidade turística, com isso esse projeto tem como objetivo ressaltar o grande potencial turístico que o ecossistema manguezal apresenta, chamando a atenção para suas características, interações, valor social e para o intenso processo de degradação, conscientizando a comunidade em geral.

Outros projetos como o “Manguezal; respeitar esse ecossistema é ter vida” simplesmente enfatizam sua preocupação em preservar a riqueza biológica presente nesse ecossistema que contribui para a reprodução de diversas espécies, por isso o projeto busca sensibilizar Indiarobense a fim de que todos respeitem a época de reprodução dos crustáceos, o que os torna não apropriados para a captura, venda e consumo.

Como em todas as feiras alguns dos projetos enviados pela escola não foram aprovados para receber apoio financeiro, o que não impediu a realização dos mesmos; projetos por sinal muito bem executados como, “A Superação de um Povo nesta Vida Severina”, que retratou a obra de João Cabral de Melo Neto e o projeto “Reciclagem do Lixo: Reutilização sustentável da natureza” que mostrou vários métodos de como colocar a reciclagem na prática.

Os alunos monitores do Projeto Arte com Ciência (Silvia Leticia, Adriel, Augusto e Thaís) desenvolveram o projeto, Petróleo: desenvolvimento e descoberta do pré-sal; falaram um pouco sobre a história do petróleo no Brasil e sobre as diversas coisas que são produzidas a partir do petróleo.

Devido ao ótimo resultado na feira do Colégio Arabela Ribeiro a feira do Colégio Raimundo Mendonça contou também a participação do Professor Wesley e os alunos Douglas Araujo, Tamires e Saulo que exporam os projetos “Fogão Sola: O Brasil na busca pelo desenvolvimento sustentável” e “Energia Eólica no Brasil: Novos ventos soprando para a sustentabilidade”.

A comissão avaliadora dos projetos apresentados na feira do CEPRMA foi a mesma que avaliou os projetos no CEAR, composta pelo representante do IPTI Saulo Barreto, pela Rejane Spitz do departamento de Arte & Design - PUC Rio Janeiro e pela Professora de Paleontologia da UFS Maria Helena Zucon.

No período da noite as salas do CEPRMA continuaram abertas a visitação e com apresentações culturais (teatro e dança). Às atividades foram encerradas após as 21horas. Aproximadamente 800 pessoas compareceram a feira e puderam levar consigo as mensagens de conscientização para com a natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário